WELLINGTON GUARDOU ESSA PROS EMEDEBISTAS

Essa surpresinha Wellington Dias fez questão de guardar para colocar nas mãos dos emedebistas só na véspera das convenções (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

Esta terça-feira 17 de julho de 2018 tem tudo para ser o “marco zero” das eleições deste ano. Em reunião no início da noite, Wellington comunicou ao MDB que não quer Themístocles de vice. Rasgou bem ali, sem qualquer cerimônia, mais uma de suas promessas. Deu aos presentes uma opção: Marcelo Castro de senador em troca do chapão aos deputados estaduais. Wellington Dias sabe enganar. Marcelo já não é mais do MDB e os estaduais vão engolir a corda.

MARCELO NO PT

Caso ganhe a disputa para o Senado, Marcelo Castro já deve cumprir seu primeiro compromisso de campanha: trocar o MDB pelo PT. Faz parte do acordo selado entre ele, Wellington Dias, Assis Carvalho e a presidente nacional dos petistas, Gleisy Hoffman. Esta foi a primeira condição para que o PT aceitasse o MDB num posto tão estratégico em Brasília.

Marcelo Castro já tem compromisso de se filiar ao Partido dos Trabalhadores em 2019 (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

A segunda condição é local: Wellington Dias vai indicar a suplente de Marcelo. Sim, uma mulher. A escolhida é Pauliana Ribeiro Amorim, prima da primeira-dama e deputada federal Rejane Dias. Madame exigiu que Wellington marcasse essa vaga com alguém ligado a ela.

Rejane Dias quer que a prima seja suplente de Marcelo Castro; Pauliana é empresária do ramo de hotelaria e trabalhou na SEDUC durante a gestão da primeira-dama (foto: Marcos Melo | PoliticaDinâmica.com)

No final das contas, o PT terá, na verdade 3 das 4 vagas da chapa majoritária.

Uma confissão é necessária: coragem de dar esta facada é coisa que não se imaginava que o petista pudesse ter. A partir daqui, considere um paradigma: Wellington não enxerga amigos, enxerga apenas oportunidades.

Futura suplente de Marcelo Castro anda tão perto do governador Wellington Dias quanto seus próprios seguranças (foto: Marcos Melo | PoliticaDinâmica.com)

DEPUTADOS AMARRADOS

A vontade de se rebelar pode até ser grande, mas quem manda nos deputados do MDB é, sem dúvida alguma, a barriga, a fome de cargos. Salvo o próprio Themístocles Filho, nenhum dos demais deputados emedebistas tem condições de ir para a eleição brigado com o governo. Nem saberiam como fazer isso.

Wellington Dias ensina mais uma lição de política: para ele, não há amigos onde existe eleição (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

O MDB afiou a faca que ameaça cortar sua garganta. Os deputados foram com tanta fome de cargos pra cima de Wellington Dias que não perceberam a manobra. Ajudaram a aumentar impostos, barrar fiscalizações, esconder a realidade de uma gestão falida por má gestão. Vai sofrer um pouco da humilhação que o povo sofre com Wellington já faz algum tempo.

CONDIÇÕES ADEQUADAS

A comunicação oficial do Governo do Estado trabalhava essa traição nos bastidores. Manchetes e discursos distorcidos para aliviar a pressão sobre o governador são provas irrefutáveis. Mas trair o maior partido representado na Assembleia e apunhalar o presidente do Legislativo? Não é coisa que se faz só por vontade de fazer. É preciso ter condições de fazer!

Wellington Dias distraiu Themístocles Filho e Margarete Coelho apontando para um lado enquanto fazia acordo com Marcelo castro do outro (foto: Marcos Melo | PoliticaDInamica.com)

A negociata pode ter sido articulada em Brasília, mas não aconteceria sem as condições que se encontra apenas no Piauí.  

Wellington Dias tem o Ministério Público nas mãos. Em que outro estado desta federação, os discursos de um empreiteiro afirmando que “paga-se propina até aos porteiros” e de um gestor de hospital alegando que “o plano de saúde do Estado virou um instrumento político” não seriam investigados? Só no Piauí.

O rosto de quem está muito preocupado com a crise financeira do Estado e com as pedaladas fiscais que praticou nos últimos anos #SQN (foto: Jailson Soares | politicaDInamica.com)

A Justiça também tem sido amiga íntima do governador. A Ordem dos Advogados do Brasil não vale hoje um real do que os advogados pagam pela carteira no que diz respeito à sua força institucional. A maior parte dos veículos de imprensa gasta seu tempo elogiando e enchendo Wellington de adjetivos que, de fato, não merece e escondem o vazio de uma administração pífia.

ATRAPALHA CIRO E WILSON

Ainda na manhã desta terça, o senador Ciro Nogueira havia tido reunião com Wellington. Fontes próximas ao senador relatam que Ciro viu diante de si uma pessoa irreconhecível. O senador defendeu o nome de Themístocles para a vaga de vice. Não observou reação positiva no semblante do velho petista.

Wellington trabalha para empurrar para baixo as campanhas de quem ele considera futuros adversários (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

Ao anunciar sua vontade de colocar Marcelo Castro na chapa, Wellington também atrapalha Ciro, o senador que viabilizou os últimos 3 anos e meio de governo. Ao comprar briga tão grande para colocar Marcelo Castro numa vaga de senador, W.Dias revelou que o emedebista será sua primeira opção de voto, ao contrário do que havia sido prometido aos progressistas.

Marcelo Castro está em pé de igualdade com Ciro Nogueira e Wilson Martins na estrutura de campanha. E ainda tem uma vantagem sobre os dois: o apoio verdadeiro de Wellington.

Comente aqui