TCHAU, HALLYSSON!

TCHAU, HALLYSSON!

Essa figura ficou famosa nesse início do terceiro mandato de Wellington Dias, do PT. Mesmo com fama, procedência e antecedentes questionados por muitos dentro e fora do Executivo, Hallysson Carvalho mandou na Cultura do Estado do Piauí em 2015, até mesmo depois de exonerado. Mandou, não manda mais. Com o anúncio de que o deputado estadual Fábio Novo (PT) vai ser mesmo o secretário de Cultura, chegou ao fim a influência do ex-diretor financeiro e administrativo da moribunda FUNDAC. Novo assume a recém criada estrutura de secretaria na segunda-feira (29), mas a “faxina” já se inicia nesta sexta-feira (26).

REVISÃO EM TUDO

A quem tratava de negócios na FUNDAC, Hallysson sempre deixou claro que era pessoa de confiança do governador Wellington Dias e, mais importante, da primeira-dama, deputada federal e secretária de Educação, Rejane Dias. Algo que não seguiu o rumo certo e lhe custou uma exoneração, ainda no mês de maio. Porém um decreto do governador não parecia fazer falta. Até ontem, Hallysson continuava atendendo e despachando (indiretamente) na FUNDAC, respaldado até pelo deputado estadual Francis Lopes (PRB), que iniciou o ano presidente da Fundação e havia indicado sua sucessora na Cultura. Francis disse na Bancada Piauí que pediu a Hallysson para continuar na FUNDAC, mesmo depois de exonerado.

 Se era ou não gente de Rejane Dias, para Fábio, já não conta. A única coisa certa nisso tudo é que a Cultura, comenta-se, não vai pagar absolutamente nada que tenha sido negociado pelo senhor Hallysson sem que, antes, haja uma revisão dos termos, contratos, prestação de serviços e relevância de cada incentivo, contrapartida e evento.

PORTEIRA FECHADA

Para assumira a Secretaria de Cultura, o deputado Fábio Novo fez suas exigências, dentre as quais estavam a “porteira fechada” do órgão para suas indicações; autonomia financeira (ainda é desconhecido o valor dos recursos que serão remanejados no Orçamento para a pasta, mas é certo que haverá um aporte maior para 2016) e independência, sob todos os aspectos, da Secretaria de Educação. É Rejane lá e Fábio cá.

DESCONVERSA

O leitor vai desculpar a falta de foco do vídeo a seguir, mas não houve tempo para o ajuste, apenas para as perguntas. O governador Wellington Dias estava de saída do evento em comemoração aos 180 da PM-PI quando chegamos junto para perguntar sobre a posse de Fábio Novo e, quem, afinal, é mesmo Hallysson Carvalho. A resposta não é o que pode se chamar de objetiva. Veja no vídeo a resposta de W.Dias!

Comente aqui