SEM TEMPO A PERDER

SEM TEMPO A PERDER

Na última sexta-feira 16 de agosto, aniversário de Teresina, a Nova Ceasa inaugurou mais um enorme galpão. Dentro dele, uma grande loja de atacado. A ocasião foi tão especial que contou com a presença do senhor governador Wellington Dias (PT). E o petista foi só elogios ao empresário James de Andrade Pereira.

Para quem não conhece a história dessa licitação — e vai conhecer daqui pra frente —, a empresa de James foi a única habilitada na concorrência que conferiu a ele a exploração da antiga CEAPI pelo prazo de 30 anos.

Vizinhos em condomínio de luxo: James e Wellington são moradores do Mirante do Lago, zona leste de Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

O Política Dinâmica perguntou a Wellington Dias o que ele poderia comentar a respeito de uma licitação que foi organizada por sua ex-cunhada — Viviane Moura, da Superintendência de Parcerias e Concessões — e vencida sem adversários pelo seu vizinho. Sim, James é vizinho de Wellington Dias no condomínio de luxo Mirante do Lago — onde terrenos são vendidos a partir de R$ 600 mil e casas não trocam de dono por menos de R$ 2 milhões.

O ainda governador do Piauí disse lamentar a pergunta e citando versos de Go Back — canção dos Titãs inspirada em versos de Torquato Neto — disse “não tenho tempo a perder, só quero saber o que pode dar certo”.

Não tem mesmo.

O mandato de Wellington Dias tem dia pra acabar e o relógio da contagem regressiva é implacável: junto com o mandato, acaba também a proteção.

LAVA-JATO DO PIAUÍ I

Já começaram os pagamentos das obras paradas com recursos do FINISA I, aquela segunda parcela que estava bloqueada pela Justiça Federal enquanto os gastos da primeira parcela são investigados. A farra faz a festa da CDSOL do deputado estadual Georgiano Neto, SETUR, SECID, CPCPR e IDEPI.

Agraciado: obras de calçamento indicadas por Georgiano Neto na Coordenadoria de Lazer receberam milhões de reais do FINISA (foto: Jailson Soares | PolíticaDinamica.com)

Algumas das empresas vencedoras das licitações e que estão recebendo essa dinheirama toda foram criadas no mesmo ano em que o empréstimo foi feito. Outras são de parentes de donos de outras construtoras que também venceram.

Na hora que isso tudo vier à tona, se Justiça for Justiça, esse pessoal vai pra cadeia.


LAVA-JATO DO PIAUÍ II

Olhando bem de perto, em alguns casos é possível observar que há licitações em que algumas empresas praticamente forçam a barra para perder, como se fosse combinado deixar a concorrente ganhar. São documentos simples faltando no processo, ou atraso na entrega de propostas.

Mas se alguém falava de Marcelo Odebrecht antes dele ser preso pelo menos a metade do que falam de um pessoal aqui no Piauí, é bom este povo dormir bem vestido.


NÃO PODE SER

O deputado federal Fábio Abreu (PL) não poderia, hoje, ainda que não estivesse na Secretaria de Segurança, ser candidato a prefeito de Teresina.

O motivo é simples: o mais viável nome de oposição na capital — até agora — é eleitor no município de José de Freitas, onde seu irmão é vice-prefeito.

O domicílio eleitoral de Fábio Abreu ainda é a cidade de José de Freitas. Vem logo, Fábio! (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por favor, Fábio Abreu, mude logo esse domicílio eleitoral.

Mude!


CONSÓRCIO ANTIBOLSONARO

Lulistas, os governadores nordestinos não gostaram de saber que Wellington Dias (PT), mesmo fora dos holofotes, foi a Parnaíba exclusivamente com o intuito de chacoalhar a mão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para eles, a postura de Wellington enfraquece a trincheira que se quer construir na região. O afago que Bolsonaro recebeu de Wellington será uma das pautas informais e extra-oficiais do encontro.

Os demais governadores talvez não saibam, mas em todo grupo do qual Wellington faz parte, a regra que não deixa ninguém na mão é “cada um por si”.


CONSÓRCIO COMERCIAL

Nesta quarta-feira (21) será conhecido o primeiro edital de licitação conjunta do Consórcio Nordeste. O Governo do Piauí divulgou que esta primeira “compra coletiva” será na área da Saúde. Ainda não há informações sobre responsabilidade de fiscalização de que órgão vai ficar essa concorrência.

Tá parecendo mesmo que é para driblar e essa confusão ajuda.  


REBULIÇO

A publicação de informações na última sexta-feira (16) sobre acordo para salvar as contas do ex-presidente da OAB-PI Chico Lucas causaram rebuliço na advocacia piauiense. Grupos de WhatsApp entraram em verdadeiro alvoroço e em alguns deles, o atual presidente da Ordem, Celso Barros, se manifestou


POLÍTICA

No grupo do Conselho Pleno da OAB-PI, às 13h13min, o presidente disse: “É repugnante alguém levar um factóide desse e mentiroso para um jornalista. E o jornalista confia na informação de alguém irresponsável e mentiroso”. Já a conselheira Élida Fabrícia, às 13h53min insinua que alguém do próprio grupo estaria “manipulando” a imprensa e diz que é falta de lealdade política. Ela era secretária-geral adjunta da gestão de Chico Lucas.

Se quiser falar tudo o que disse em WhatsApp diretamente para o Política Dinâmica, é só marcar a entrevista, presidente! (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

É isso: nessa OAB tem gente irresponsável, mentirosa e que só pensa em política. Parece que só não tem ninguém cumprindo promessas de campanha.

Como fazem, de fato, muitos políticos. 


PRESIDENTES

O acordão que supostamente envolve a aprovação das contas de Chico Lucas e a liberação de recursos da OAB nacional teria ainda mais um ingrediente: a vaga do Quinto constitucional no Tribunal de Justiça do Piauí. E mais um ex-presidente da Ordem: o advogado Álvaro Mota, potencial candidato da preferência de Celso Barros. O atual presidente da OAB afirmou ao Política Dinâmica que “o Quinto é um processo que envolve a classe. Nem vaga tem aberta ainda. Ainda não tratei desse tema e muito menos candidato, mesmo porque os advogados poderão votar em mais de 1 candidato. As regras serão estabelecidas pelo Conselho atual”.


QUINTO CONSTITUCIONAL

Perguntamos ao procurador Chico Lucas se havia entre ele o o atual presidente da OAB-PI — o igualmente procurador do Estado Celso Barros — algum acordo envolvendo a criação e indicação de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí, a ser ocupada por um advogado. Chico disse nunca ter feito acordo com Celso e que isso seria fuxico e boato. De todo jeito, não é coisa que dê pra esconder. É só esperar a vaga aparecer e ver pra quem Celso vai pedir o voto.


LISURA

O procurador do Estado Chico Lucas — ex-presidente da OAB-PI e agora presidente do INTERPI, órgão do primeiro escalão do governo de Wellington Dias — falou ao Política Dinâmica sobre a expectativa a respeito do julgamento de suas contas. Disse esperar que sejam aprovadas, afinal, do seu ponto de vista, agiu com lisura nos 3 anos em que esteve à frente da OAB-PI. O relator dessas contas cheias de lisura é o advogado Tiago Vale de Almeida, que por acaso era conselheiro seccional também nas gestão de Chico Lucas.

Não tinha nenhum conselheiro que estava fora da gestão passada capaz de analisar essas contas?


LISEIRA

Chico Lucas explicou que os débitos que ficaram de sua gestão para a atual, do procurador Celso Barros se deu em decorrência de “perda considerável de receita”. E justificou apontando que ele deixou de receber o dinheiro das taxas judiciárias por ausência de previsão legal. “Os valores representavam mais 30% do orçamento da OAB-PI”. 

Parece difícil para a OAB-PI mexer com gente que senta à mesa do governador toda semana (foto: Instagram)

Chico alegou ainda que as dificuldades financeiras estavam sendo equalizadas por sua gestão e “continuarão sendo pelas gestões futuras”.


PITADA DE HUMOR - CHARGE DO JÔNATAS



Comente aqui