Se for pra derrotar Fábio Novo e o PT, esqueçam Sílvio Mendes!

Antes de escolher seu próprio candidato, o PT – não o PetêPetêêê, mas o time do governador Rafael Fonteles – já tinha escolhido seu adversário para a disputa da Prefeitura de Teresina em 2024. Ninguém, na visão deles, é melhor para ser derrotado que o ex-prefeito Silvio Mendes, hoje, filiado ainda ao União Brasil.

Diminuir a importância de Sílvio na pré-campanha agora talvez seja a melhor alternativa para preservar o grupo de oposição ao PT e viabilizar uma chapa que tenha consistência para não derreter na campanha de 2024 (fotos: Marcos Melo | PD)

Como assim bom pra derrotar?

Não se deixe enganar, leitor, pelas pesquisas que colocam Sílvio na liderança da disputa. Recall em pesquisa não significa voto na urna, dezenas de eleições já mostraram isso.

Os adversários instalados no Palácio de Karnak sabem que, na prática, a vaidade de Sílvio tende a lhe fazer tropeçar na própria língua diante das câmeras e tensiona relações com aliados nos bastidores.

Nos bastidores com Sílvio: o clima tenso no entorno do ex-prefeito tem gerado instailidade suficiente para que aliados se tornem adversários de uma hora para outra por esgotamento de paciência (foto: Jailson Soares | PD)

Vaidade, o pecado que o diabo ama!

O que aconteceu na última semana, quando ele praticamente se disse escolhido por Deus para cuidar de Teresina em detrimento de nomes inaptos de aliados, é uma prova disso.

Alguma coisa está errada quando você acha que só você está certo.

É bom que os aliados de Sílvio Mendes comecem a pensar num cenário em que ele não esteja na campanha de 2024; esse exercício mental pode salvar o que resta do PSDB e do Progressistas no Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

Por isso mesmo, é preciso fazer o exercício de avaliar cenários sem Sílvio Mendes. Talvez seja a oportunidade de encontrar uma chapa que possa seguir numa estratégia mais consistente de campanha, em que os nomes não sejam maiores que a mensagem.

Rafael e Fábio torcem para que Ciro Nogueira (PP) e demais aliados continuem – apesar dos sinais de alerta – carregando o andor de Sílvio Mendes, porque sabem que o santo é de barro.

Comente aqui