PRIMEIRO RACHA NA OAB-PI

Chico não é o único decepcionado com a atual direção da OAB-PI, mas foi o primeiro a sair de perto e lançar candidatura (foto: Facebook)

É difícil defender quem não trabalha. O Política Dinâmica já apontou várias oportunidades em que a gestão Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí se fez de morta. Mas a semana encerra com um dos conselheiros federais da OAB-PI confirmando a inércia.

O advogado Chico Couto rompeu com a atual diretoria. Ao Política Dinâmica afirmou que é candidato a presidente da Ordem para fazer a instituição voltar a ser respeitada e trabalhar.

Couto obteve destaque no meio jurídico trabalhando junto ao Conselho Federal da ordem enfrentando obstáculos para entregar melhorias na  condições de trabalho dos advogados previdenciaristas. Uma das ferramentas mais inovadoras da área, o INSS Digital é resultado de sua atitude junto ao Conselho Federal em parceria com a Previdência.

Chico já está realizando reuniões para fortalecer seu nome para enfrentar a sucessão dos atuais presidente e vice da Ordem (foto: Facebook)

Os advogados sabem que não é pouca coisa. Logo, o próprio Chico Couto alega que quem trabalha não pode fazer campanha para quem passou dois anos hibernando. Faz todo o sentido. Apesar de não ter dito o nome do adversário, é possível entender que ele fala do advogado Lucas Vila, candidato da atual gestão para a sucessão de Chico Lucas.

A indignação de Chico Couto parece justa. Despertar de sono profundo apenas para concorrer ao cargo de presidente e usar a estrutura da Ordem para isso é subestimar a própria classe.

Defender interesses de governo é coisa de político, deputado, secretário e procurador. O sono das comissões, o silêncio do presidente e a cumplicidade institucional da OAB-PI já desidratou demais a moral da Ordem.

É preciso de uma direção que trabalhe pelos advogados e pela sociedade. Esse racha foi o primeiro. E não deve ser o último.


Comente aqui