PRA TENTAR SALVAR A CAMPANHA

Os mais pragmáticos no entorno da candidatura de Raimundo Junior à presidência da OAB-PI vêm com muito receio a manutenção dele na cabeça da chapa. A repercussão do vídeo em que militantes da campanha dele ameaçam o marido da candidata Nara Letícia com armas de fogo pode ter sido a gota d’água para a substituição de RJ por uma mulher. “Pode ser a Naiara Morais ou a doutora Andreia Araújo”, é o que revela uma fonte do Política Dinâmica. Essa mesma fonte garante que o cenário geral pode mudar esta semana.

Juntos pra mudar: campanha pode trocar cabeça de chapa para manter competitividade (foto: redes sociais)

O próprio Raimundo Junior já teria sido comunicado pelo seu entorno: vencer as eleições é o objetivo principal, seja com o nome dele ou o de outra pessoa. “Ele tinha uma meta para alcançar nas pesquisas. E já ficou claro que até a semana que vem isso não vai acontecer. Mas este grupo tem outros ótimos nomes que podem manter nossa campanha competitiva e viável. Não pretendemos desistir”, completa a fonte.

POLÊMICA RUIM

De acordo com esse apoiador, o episódio de violência não foi bom para Nara Letícia, mas foi pior ainda para RJ. 

Questionada sobre a falta de uma defesa clara de Raimundo Junior em favor de Rubens e Guilhermy, a fonte disse que a campanha não vai mais se expor desnecessariamente. O motivo, segundo ele, é que Nara deve compor com o grupo de Carlos Henrique, e vai sair do foco, mas enquanto isso, o grupo de Raimundo Junior vai continuar “exposto” numa polêmica que rende audiência em redes sociais, mas afasta eleitores. 

“Aqueles dois [a fonte se refere a Rubens Vieira e Guilhermy Cardoso, que se envolveram no polêmico encontro armado com Chico Couto] foram lá por vontade própria, ninguém sabe fazer o quê. Não são ativos de nossa campanha, não falam em nome de Raimundo Junior e, sinceramente, só atrapalharam. Não temos nada a ver com aqueles dois, o Raimundo Junior não tem nada a ver com essa confusão. Lá era uma briga de 'comadres', eles [Rubens, Guilhermy e Chico Couto] eram do mesmo grupo, estavam lavando roupa suja deles. É uma merd*, mas isso pegou na gente. Não há tempo para descontruir isso. Paciência! Ninguém vai ficar segurando a mão deles, se afundando em crise desnecessária e vendo a campanha passar. Vai dar processo, investigação, nada disso interessa a gente. Eles que resolvam seus problemas, que nós vamos resolver os nossos”, comentou.

NARA DEVE COMPOR COM CARLOS HENRIQUE

A fonte diz que é uma questão de “pura matemática” e vai para ponta do lápis. “As pesquisas que nós temos, todos os candidatos têm também. E elas mostram que não cabem mais do que 3 candidaturas nessa disputa. Não tem o que inventar. Tem a do Celso [Barros, atual presidente que busca a reeleição], tem a do Carlos Henrique e tem a nossa”, delimita a fonte.

E frisando que o cenário deve ser avaliado “sem paixões”, ele aponta que a advogada Nara Letícia e o advogado Carlos Junior vão ter que buscar composições com algum dos grupos muito em breve para se manterem relevantes na campanha.

Será? Fonte aponta que existe tendência de que grupo de Nara deve se unir à campanha de Carlos Henrique e diz que campanha de Raimundo Júnior também vai ter que "construir pontes" (fotos: redes sociais)

“Essa ‘coisa’ que teve essa semana estimulou uma rejeição que a gente não contava. Sem falar que impede uma composição do grupo do Chico Couto e da Nara com a gente, então o caminho natural deles vai ser o Carlos Henrique. Pode ter certeza de que isso deve acontecer muito em breve. Aí, quando isso acontecer, vamos deixar a polarização com o Celso escapar. Então talvez seja hora de inovar aqui também e construir novas pontes”, pondera.

PRAGMATISMO

A conversa sobre uma possível troca já estaria acontecendo há alguns dias. A advogada Naiara Moraes teria a preferência do próprio Raimundo Junior como alternativa ao seu nome, por ser mais “leve” e conhecida pela jovem advocacia. Teria ainda o “recall” das últimas eleições.

A advogada Naiara Moraes tem preferência de RJ, mas ainda não convence todo o grupo (foto: redes sociais)

Mas o nome de Andreia, segundo a fonte, pode servir a uma estratégia mais objetiva: é ligada historicamente ao grupo do advogado William Guimarães e transmite mais confiança a apoiadores por ter perfil mais “maduro”, num momento em que isso é mais necessário para manter o que foi conquistado até aqui.

Para comparar gestão: fonte aponta que Dra. Andreia tem a vantagem de poder comparar gestão com Celso barros e polarizar campanha (foto: redes sociais)

“Não dá para insistir numa estratégia falha, nem dá mais tempo de arriscar. Sem falar que ela tem serviços concretos prestados à advocacia, principalmente no tocante a pandemia. Ela viabilizou na CAAPI muita coisa que a própria OAB não fez. E desde o início diverge de Celso Barros. Podemos polarizar aí e deixar de lado essa vitimização com esse fato infeliz que ocorreu. Com Andreia voltamos ao campo das propostas. Nada contra Raimundo. É uma visão objetiva. O nosso eleitorado tem que se sentir dentro da disputa, aso contrário, a campanha se esvazia rapidamente”, explica a fonte.

MUITOS INTERESSES E GRANDEZA

Há coisas maiores que a OAB-PI em jogo, por isso a vaidade de uma pessoa não pode se sobrepor aos demais interesses. De acordo com a fonte, demorar para fazer a troca pode enfraquecer o grupo rapidamente, pois o eleitorado que busca “mudança” vai terminar se alinhando com uma candidatura mais viável.

“Acredito que RJ e todos os que apoiamos sua candidatura temos que ter foco. E sei que o Raimundo Junior terá a grandeza de manter unido esse grupo em torno de um caminho coletivo mais viável. Ele tem sido um grande líder até aqui e vai continuar sendo, realocado em outro lugar. O importante é que quem já está aqui, podemos manter com diálogo. Temos é que renovar o ar, realinhar a estratégia e seguir em frente. Anote aí: se for assim, a gente ganha!”, finalizou.

O QUE ELAS DIZEM

O Política Dinâmica buscou contato com as advogadas Naiara Moraes e Andreia Araújo desde a noite de sexta-feira (24). Questionamos as duas sobre uma possível troca na cabeça da chapa que hoje é liderada pelo advogado Raimundo Junior.

Ambas se mantiveram em silêncio, preferindo não negar a chance de que mudanças possam acontecer.

O PD mantém seu espaço aberto para manifestações dos citados. 

Comente aqui