PARABÉNS, JOVEM ADVOGADA!

Duas advogadas agora fazem parte do Tribunal de Justiça Desportiva. No último dia 16 de novembro de 2020, Ravennya Moreira e Maria Heloisa Barros Coelho se tornaram auditoras da 1ª e 2ª Comissões Disciplinares do TJD do Futebol do Piauí. Além de torcerem para o Flamengo do Rio de Janeiro, o que ambas têm em comum? A indicação do atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto. 

Pai é pai: Celso Barros Neto indica filha para o Tribunal de Justiça Desportiva do PIauí (foto: Instagram)

Parabéns às advogadas que, agora, representam a juventude e também as mulheres na instituição.

No caso mais específico de Maria Heloisa, outro detalhe salta aos olhos: o sobrenome não é uma coincidência. Ela é filha de Celso Barros. Mestranda em Direito Constitucional e secretária-geral da Comissão do Jovem Advogado do Piauí.

E tem alguma coisa errada nisso? Do ponto de vista legal, absolutamente nada. 

Os cargos nem são remunerados, pelo menos é o que garante o presidente do TJD, o advogado Marcelo Pio, com quem conversou o Política Dinâmica.

Mas a mensagem que Celso passa ao indicar a filha para o cargo é a pior possível, inclusive para o jovem advogado: o de que parentes de gente importante crescem mais rápido na profissão, e a OAB-PI reforça isso. Se por um lado não existe remuneração oficial e direta, por outro o cargo amplia uma vantagem que jovens advogados – os que não são filhos do presidente da OAB-PI – não possuem por herança: network. Pergunte a importância disso para qualquer advogado. Para o currículo e para os negócios. 

Algumas das mulheres advogadas que cederam espaços para que Celso pudesse construir a aliança que o levou à vitória na eleição de 2018 também não viram mais essa com bons olhos.

CONVIDADAS OU INDICADAS?

Aliás, Marcelo Pio afirmou ao Política Dinâmica que a indicação não foi de Celso Barros e que os nomes foram escolhidos pelo Pleno do TJD. E que ninguém ali havia se atentado para o fato de que Maria Heloisa era filha do presidente da OAB-PI. “Essa informação é irrelevante”, garantiu o presidente do órgão. Tá!

Quem convidou Maria Helena para assumir esse cargo? (foto: Instagram)

Em seu perfil profissional no Instagram, Maria Heloisa agradeceu ter sido “escolhida”. Mas a tirar pelas palavras da advogada Ravennya Moreira em seu perfil no Instagram, a questão foi menos convite e mais indicação. “Agradeço principalmente a confiança depositada pelo nosso presidente da OAB-PI, @celsobarros.adv”, postou no Instagram.

Pelo que conta Ravennya em seu perfil, Celso Barros teria indicado os nomes, que foram endossados pelo TJD-PI (imagem: Instagram)

A OAB tem uma Comissão de Direito Desportivo. É uma comissão permanente e que possui quatro mulheres entre seus membros. Uma delas com quem conversamos se mostrou mais do que descontente com a história, deu várias declarações sobre como a OAB tem servido aos interesses pessoais de Celso Barros Neto e citou casos bem específicos sobre interferência familiar em questões administrativas da Ordem. Mas em seguida pediu para suas palavras não serem publicadas e seu nome ser resguardado, com receio de retaliações do ponto de vista profissional

Respeitamos.

Então, Maria Heloisa, boa sorte! E mais uma vez, parabéns!

Comente aqui