OPOSIÇÃO VAI CONVOCAR SECRETÁRIOS

FASE DOIS -----

Antevendo que o Governo do Estado não vai responder a contento o requerimento do deputado Wilson Brandão (PSB) que busca informações sobre os “pagamentos de emergência”, a bancada de oposição já prepara o próximo passo. Em 15 dias vai ter início uma rodada de convocações de secretários de Estado. Os deputados Rubem Martins (PSB), Wilson Brandão (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Edson Ferreira (PSD) passaram bom tempo durante a sessão desta quarta-feira, 18, avaliando quem será convocado primeiro e quem fica por último.


DÚVIDA CRUEL

A oposição ainda não sabe por onde começar. Há aqueles que querem ouvir primeiro o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, para questionar o critério de pagamento e de onde está vindo o dinheiro para tal. E há os que defendem que se inicie a chamada pelo secretário Franzé Silva, de Administração, que escolhe as empresas que prestam serviços cobertas pelos decretos de emergência.


ENFIANDO VENTO EM CORDÃO

Os deputados estaduais são homens experientes e fazem questão de que as explicações sejam dadas pessoalmente pelos gestores. Isso porque se os parlamentares dependessem de informações repassadas pela assessoria de imprensa do secretário Franzé Silva, por exemplo, teriam informações à sua disposição só depois de muita fofoca. Se pedissem alguma resposta à tarde, então, as perguntas seriam simplesmente ignoradas.


REJANE POR ÚLTIMO

Por uma questão de coerência, a deputada federal Rejane Dias, do PT, deverá ser a última convocada pelos deputados estaduais, afinal, ainda não assumiu oficialmente a Secretaria de Educação. Deverá ser inquirida a respeito da demora, para começar. Serão feitos à primeira-dama do Estado questionamentos sobre o "pacotão" EDUCAÇÃO, SASC, SEID, SETRE, PRODART e CULTURA.


ENQUANTO ISSO, EM BRASÍLIA

Sem mais explicações que justifiquem a demora, a deputada federal Rejane Dias, do PT, continua seu tour na capital do poder brasileiro. Na manhã desta quinta-feira, 19, madame figurava na TV Câmara, discutindo e debatendo leis de inclusão que ela, na condição de secretária estadual, não vai votar no Congresso.


CREDOR DO GOVERNO

O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) tem emprestado muito do empresário e consultor Júlio Arcoverde ao governador Wellington Dias, do PT. É por meio de suas ligações pessoais e particulares – e não pelo seu prestígio político nem público – que alguns dos canais de diálogo com a oposição estão sendo abertos.


COMPLETAMENTE DIFERENTES

Numa mesma foto cabem dois momentos completamente diferentes da juventude política piauiense. Políticos filhos de políticos. Um deles já deixou a sombra do pai e o superou em personalidade, articulação, prática política e respeito. Construiu identidade própria e tem motivos para estar sorrindo.


APAGÃO INFELIZ

No momento em que o deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) subiu à Tribuna para sua estreia no parlamento estadual, faltou energia elétrica no bairro onde se localiza a TV Assembleia. Assim, infelizmente, a cidade de Floriano não pode acompanhar ao vivo o ex-prefeito declarando seu amor à cidade, divulgando suas metas de mandato e apresentando requerimentos em benefício daquela região.


PÕE NA CONTA

Só de maldade, alguns parlamentares fizeram piada, afirmando que o “acaso” responsável pelo blecaute chama-se, na verdade Gustavo Neiva (PSB), deputado estadual que disputa votos na mesma região. Joel não tem que se preocupar com a brincadeira. Neiva é gente boa, não faria isso [fora do período eleitoral]. Pode colocar o prejuízo na conta da Eletrobrás. Qualquer morador da região atingida pela falta de energia vai garantir que o problema é antigo ali.


PROFISSÃO

Há quem não saiba distinguir a procissão do cargo público que ocupa. Antes de ser deputado estadual, Pablo Santos (PMDB) já era médico. E não deixou o ofício de lado. No último fim de semana, prestigiou os festejos do município de Altos, atendendo a convites de amigos e lideranças. Na oportunidade ele exerceu seu oficio ao socorrer uma mulher que passou mal. Sorte dela, pois não havia suporte médico no evento.


SEM ESTRUTURA


O prefeito de Altos, o sr. Warton Lacerda, bem como a primeira-dama, Patrícia Leal, não deram explicações sobre o motivo da falta de estrutura dos festejos de São José. De acordo com os mesmo relatos que deram conta do socorro prestado pelo deputado Pablo Santos, o locutor do evento teve que perguntar pelo sistema de som se havia algum médico na festa que pudesse atender a urgência. Havia no local apenas uma ambulância, destas que servem apenas para transporte, não necessariamente de pacientes, sem qualquer equipamento médico a bordo. 

Comente aqui