ONDE ESTÁ ESSE DINHEIRO?

UMA CIDADE COM MEDO

Estivemos em Campo Maior nesta terça-feira (04). A cidade que deu início à Operação Topique vive sob a pressão do governo. Fomos à Câmara Municipal falar com o vereador Neto dos Corredores, que denunciou o esquema de desvio de recursos do transporte escolar das gestões de Paulo Martins (PT) e Professor Ribinha (PT). O parlamentar não quis falar. Foi possível perceber constrangimento e receio em seu rosto. Neto já fez a parte dele; falar agora seria irresponsável com sua própria segurança.

Câmara Municipal de Campo Maior (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Fomos então ao Hospital Regional de Campo Maior. A maioria dos servidores evitaram o contato. “Por favor, não me pergunte nada”, era possível ler nos semblantes. Compreensível. No último dia 28 de agosto, o governador Wellington Dias (PT) exonerou do cargo a diretora daquela unidade hospitalar, Jardênia Ribeiro de Sousa. Ela denunciou num grupo de WhatsApp a completa falta de compromisso da gestão da SESAPI com o Hospital de Campo Maior, chegando a anunciar falta de remédios e fechamento de leitos. Se a diretora sendo funcionária de carreira da SESAPI sofreu esse tipo de retaliação, imaginem o que não aconteceria com qualquer outro.

Hospital Regional de Campo Maior (foto: Marcos Melo | PolíticaDinamica.com)

Conversamos com populares. Foi absolutamente impossível se aproximar com a câmera. Com o equipamento à distância, desligado e dando a garantia do anonimato, pudemos trocar algumas palavras com campomaiorenses. A perseguição política e a vingança institucional contra pessoas comuns é uma realidade que assusta o povo. A indignação com os escândalos de corrupção na cidade é tão impressionante quanto o medo no ar que servidores e usuários dos serviços públicos respiram.

Wellington Dias exonerou diretora que denunciou caos no Hospital Regional de Campo Maior (foto: Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

“São corruptos, bandidos. Roubar dinheiro da educação das crianças?”, comentou um trabalhador pai de dois filhos. “Mas ninguém pode fazer nada, né? Só Deus!”, lamentou.

O cidadão tem até motivo para ficar indignado. Mas o lamento está errado. Todo cidadão pode fazer alguma coisa, na urna.

E já tem alguém fazendo alguma coisa: depois que começou, a Polícia Federal não vai parar tão cedo.

MASCARADO

SOBRENATURAL

Dinheiro vivo está sumindo dos bancos (foto: ilustração)

Um fenômeno espantoso: o sumiço de dinheiro nos bancos desde a última segunda-feira (03). Dois gerentes de bancos diferentes informaram que está faltando “papel moeda” em Teresina. Saques acima de 20 mil, na maioria das agências — e pra clientes comuns, claro — só com 48 horas de aviso prévio. Pode ter sumido dos bancos, mas vai aparecer nas ruas.

RECEITA FEDERAL

Chega a ser coisa de amador: o pessoal esperou chegar o mês de setembro para movimentar o dinheiro de uma conta para outra e realizar grandes saques em notas, preferencialmente, de 20 e 50 reais. Se a Receita Federal fizesse uma busca simples nas movimentações bancárias atípicas no mês de setembro, pegava gente demais financiando o Caixa 2.

200 MILHÕES

Ex-secretário de Fazenda Rafael Fonteles (foto: Jailson Soares | politicaDInamica.com)

O Ministério Público do Estado do Piauí quer indisponibilizar bens em nome do ex-secretário de Fazenda Rafael Fonteles (PT) e do Contador-geral do Estado Ricjardeson Rocha Dias. O motivo é uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em que o promotor Fernando Santos aponta que R$ 200 milhões de repasses do IASPI/PLAMTA, dos recursos dos sindicatos, dos empréstimos consignados e de financiamentos deixaram de ter seu destino correto para que o Estado usasse estes recursos pagando folha de pessoal.

IMPROBIDADE

O MPPI pede ainda que, ao final de um julgamento, os réus percam a função pública, tenham seus direitos políticos suspensos por até 5 anos, paguem multa de até 100 vezes o valor da remuneração percebida e sejam proibidos de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais direta ou indiretamente por 3 anos.

MAIS UM TEMPO

Rafael Fonteles decidiu adiar um pouco mais seu retorno à gestão de Wellington Dias. Sua volta estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 10. Mas, agora, o médico que acompanha seu problema de hérnia de disco o orientou a ficar mais 60 de molho. Ao Política Dinâmica o ex-secretário garantiu que volta, no fim do ano, mas volta.

Desejamos franca recuperação.

FARRA DE PLACAS

(foto: WhatsApp)

Obra que é bom, nada. Mas placa de obra, estas estão se multiplicando Piauí afora. É a propaganda subliminar do Governo do Estado sendo utilizada para dar um empurrãozinho na campanha do senhor governador Wellington Dias.

CONVERSA FIADA

(foto: reprodução)

O secretário Helder Jacobina (PT) foi à TV Cidade Verde tentar colocar panos quentes no assunto que tem deixado o governador Wellington Dias sem resposta plausível nos debates: a Operação Topique. Afirmou aos jornalistas Joelson Giordani e Elivaldo Barbosa que a SEDUC é transparente em seus contratos e pagamentos. Mentiu. Não é. Se fosse, teria explicado por que ele e o tenente-coronel Ronald Moura forçaram um pregão presencial que favoreceu as empresas do esquema de superfaturamento mesmo contrariando DOIS pareceres da Procuradoria-Geral do Estado.

DELAÇÃO

Será que passa pela cabeça de Helder Jacobina que o governador Wellington Dias vai visitá-lo na cadeia com a mesma frequência que ele ia à papuda ver José Genoíno e José Dirceu? Ou que sua imagem será cultuada pelo ainda governador com tanto amor quanto é a do ex-presidente preso Luís Inácio Lula da Silva? Se achar está enganado. Nem ele, nem Rejane Dias vão segurar sua mão dentro de uma cela. Proteger o governador já destruiu carreira de outro promissor advogado. Jacobina sabe disso e deveria seguir caminho diferente.

FECHAMENTO

A fuga do detento Fleques Pereira Lacerda do sistema prisional do Piauí está dando o que falar. Que houve ajuda na fuga não há dúvidas. O caso está sendo investigado pelo Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado (GRECO). Nos bastidores da política existe a certeza de que se as investigações tomarem o rumo certo, vão encontrar pelo menos duas campanhas financiadas pelo PCC, facção criminosa à qual pertence o fugitivo.

MÉDICO AMIGO

(foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O médico Dr. Hélio (PR) está absolutamente confiante na reeleição. O sucesso de Hélio deverá ser creditado ao trabalho incansável do secretário de Justiça Daniel Oliveira, seu sobrinho, cidadão emocionante equilibrado e comprometido com a coisa pública, praticamente uma celebridade do bem. Tanto que por conta de Daniel, é natural que grupos de pessoas interessados no bem estar social dos piauienses possam dar suporte à campanha do tio do secretário. Seria um crime não reelegê-lo.

CHAME GENTE

(foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

É um "case" de sucesso a campanha do deputado federal Fábio Abreu (PR). Num momento em que a população duvida dos políticos e suas promessas, a equipe de trabalho do capitão é mais do que eficiente na hora de convencer um eleitor a votar no ex-secretário de Segurança. Chegou no comitê, sai convencido. E com vontade de voltar lá com mais gente. O trabalho desenvolvido por Fábio Abreu à frente da Segurança e que promoveu o absoluto bem-estar aos piauienses, que já nem lembram a última vez que alguém teve um celular roubado, ou ou viu falar que explodiram um banco ou que alguém foi vítima de latrocínio.

Comente aqui