O FUTURO DO PT DO PIAUÍ

O FUTURO DO PT DO PIAUÍ

A etapa municipal do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores reuniu filiados do Piauí em um encontro para debater a crise de imagem e credibilidade do PT. Os integrantes da sigla também discutiram estratégias para as eleições de 2016 e a reforma política que deve ser defendida pelo partido. O momento político é delicado e a situação do partido, em especial, é mais ainda. Por isso, os petistas sabem que devem unificar o discurso e o encontro deste sábado, 9, serve para isso.

APRENDENDO COM OS ERROS

Em 2016, obviamente, as atenções vão se voltar para os maiores municípios do Estado e, em especial, e menina dos olhos e capital do Piauí, Teresina. Entre os petistas é consenso que não se pode ter outra candidatura como foram as de Flora Izabel em 2004 — que foi para o sacrifício num período de ajustes em que o Governo do PT era mal avaliado, ficando atrás até do folclórico candidato Quem-Quem —, e do então senador Wellington Dias, em 2012, — arrasada desde sua concepção pelas brigas internas entre a executiva estadual e o diretório municipal de Teresina, que fez o petista desgastar sua imagem por um fraquíssimo 3º lugar.

PARCERIA COM O PSDB

Hoje, a melhor opção para o PT seria indicar um vice na chapa tucana de Firmino Filho, atual prefeito, ou compor essa vice com um candidato abençoado pelo ex-prefeito e atual senador Elmano Ferrer, do PTB. A atual proximidade de Wellington Dias, Assis Carvalho e Firmino Filho tem feito muita gente pensar nessa união PSDB-PT. O vereador e ex-sindicalista Gilberto Paixão, por exemplo, é todo cheio de vontade de ser o vice ungido ao lado de Firmino. Pelo menos é a história que corria pelos corredores do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, onde o PT se reuniu.

AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE

Mas para a maioria dos petistas, a parceria entre Wellington Dias, Assis Carvalho e Firmino Filho deve ser apenas administrativa. Coisa de homens públicos em favor do bem maior da cidade. E ponto final. Eleição é outra história! Na defesa dessa tese de separar bem as coisas estão o vereador Dudu e a senador Regina Sousa. Ele vive o antagonismo com o prefeito Firmino Filho no dia-a-dia; ela, em Brasília, compartilha da dor do Governo Federal imposta pela oposição liderada pelo PSDB no Senado. A distância entre os dois partidos, na perspectiva dos presentes, é tão grande, do ponto de vista político, que Paixão chegou a ensaiar uma crítica aos tucanos. "São autoritários!". 

PEGA PRA VOCÊ

E por falar em vereador Dudu, conta-se que, um emissário do prefeito Firmino Filho foi ao governador Wellington Dias pedir que o vereador Dudu diminua na tribuna da Câmara Municipal os disparos e denúncias contra a Prefeitura, para estabilizar a relação entre os partidos. A resposta teria sido uma pronta negativa do governador. O “favor” não estaria dentro das possibilidades do Governo Estadual neste momento de contenção. W.Dias sugeriu ainda que o próprio Firmino chamasse Dudu, sem o intermédio de Charles Silveira, para um cafezinho no Palácio da Cidade.

DESCRENTES

Depois do governador Wellington Dias ter cedido tantos espaços no Governo para forças políticas que inclusive estiveram contra ele nas eleições de 2014, muitos militantes ficaram desanimados para participar do encontro deste sábado. Pedro Calisto (foto), presidente estadual do PT, recebeu diversas queixas nesse sentido. O auditório não chegou a 60% de sua ocupação. A reconstrução da confiança dos próprios filiados ao PT é, por isso, talvez, o principal trabalho do partido para 2016.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

O deputado estadual Fábio Novo não esteve de corpo presente no encontro, mas seu nome foi dos mais citados nas falas dos participantes. E de maneira negativa. Ele, que já foi presidente da Executiva Estadual do partido foi condenado pelos companheiros petistas devido às críticas dirigidas à pessoa da presidente Dilma Rousseff na última semana, por conta da troca de comando do Banco do Nordeste. A indicação do cargo saiu da parceria PT/PP do Piauí e foi para o PMDB do Ceará. Para os petistas, Fábio deveria ter sofrido calado e aceitado o fato com um sorriso amarelo no rosto, ao invés de ter jogado na cara de Dilma a votação e o apoio massivo que ela recebeu da população e dos políticos do estado na hora em que ela chutou pra fora do campo a consideração pelo Piauí junto com a indicação do BNB. 

Comente aqui