O AJUDANTE DE PEDREIRO E O “FI” DE CARROCEIRO

Muito alarde foi feito pelo Progressistas para o anúncio desta segunda-feira (30). No final de semana, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, colocou em suas redes sociais que Joel Rodrigues receberia o apoio de uma grande liderança estadual para começar a semana. E o alarde teve motivo de existir: o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), é hoje o principal articulador político da capital. E não é apenas isso: seu apoio era dado como certo a Wellington Dias (PT), cuja campanha certamente vai sentir o revés.

Jeová e Joel: políticos de origem humilde e grandes sonhos juntos com alegria na eleição de 2022 (foto: Jailson Soares | PD)

O anúncio foi feito na sede do Progressistas, um espaço muito pequeno para a quantidade de pessoas presentes. Antes da chegada de Jeová e Joel, os comentários mais distribuídos eram sobre a origem dos dois: Jeová foi ajudante de pedreiro enquanto Joel é filho de um carroceiro, histórias que ambos contam com orgulho. E deve servir de base para promovê-los no eleitorado mais humilde onde, ao longo dos anos, Wellington se mostrou mais forte. Com os dois lado a lado, afinados em discursos e expectativas, a avaliação é de que não é demais para nenhum deles sonhar com a vitória.

Líder na Câmara e junto ao povo: Jeová Alencar é o apoio que nem mesmo Sílvio Mendes conseguiria dar à campanha de Joel Rodrigues em Teresina (foto: redes sociais)

DEPUTADO ESTADUAL E SENADOR

Jeová Alencar é pré-candidato a deputado estadual. E sua caminhada até este objetivo não foi construída de uma hora para outra. Em 2016 ele foi eleito vereador com mais de 10 mil votos em Teresina. À época, o crédito foi dado em boa parte à participação do então prefeito Firmino Filho (PSDB) em sua campanha. Em 2020 Jeová foi reeleito vereador da capital com mais de 11 mil votos. Esse crescimento se deu com Jeová na oposição e mostrou que na eleição anterior, provavelmente era Firmino que não teria sido eleito sem seus votos.

Num vacilo estratégico da campanha governista, Júlio Arcoverde (à esq.) e Ciro Nogueira (à dir.) costuraram o acordo que deu a Joel Rodrigues o suporte da campanha de Jeová Alencar em Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Atual presidente da Câmara Municipal, Jeová se consolidou como um líder relevante e influente na cena política. Tendo, inclusive, mais influência entre seus pares do que o próprio prefeito Doutor Pessoa (Republicanos). “Ele vai ser o deputado estadual mais bem votado destas eleições”, avaliou o senador Ciro Nogueira diante da imprensa. Sendo ou não o mais votado, Jeová é dado como ocupante certo de uma cadeira das 30 cadeiras titulares na Assembleia Legislativa a partir de 2023.

Amigos, amigos, negócios à parte: eleitor de Wellington Dias desde sempre, é contra ele que Joel disputa agora o Senado numa campanha que não promete ser fácil (foto: redes sociais)

A missão de Joel Rodrigues é muito, muito mais complicada: uma disputa direta contra Wellington Dias, eleito e reeleito 4 vezes em primeiro turno governador do Piauí numa campanha majoritária.

E existe apenas uma cadeira em disputa.

Só para ilustrar o tamanho do desafio de Joel Rodrigues, o atual senador Elmano Férrer, que senta hoje na tal cadeira, do próprio Progressistas, decidiu não tentar reeleição contra W.Dias e correu para tentar uma vaga de deputado federal.

Não é fácil: o atual senador Elmano Férrer correu com a cela da disputa por sua própria vaga no Senado; Joel largou a Prefeitura de Floriano para arriscar, agora, com a ajuda de Jeová Alencar (foto: Jailson Soares | PD)

Para Joel, aliás, antes de enfrentar Wellington existe um problema mais urgente: ser conhecido. É aí que o suporte de Jeová no principal colégio eleitoral do Piauí, sua capital, é fundamental. Obviamente, o acordo político não teria sido fechado sem um retorno eleitoral para Jeová Alencar no interior.

Ciro Nogueira deve ceder lideranças que estavam em “stand by” para a campanha de Jeová e, até em Floriano, terra de Joel, lideranças ligadas ao ex-prefeito que não gostaram do acordo que uniu o grupo de Rodrigues com o do deputado Gustavo Neiva (PP) devem ser alocadas na campanha de Alencar.

Agora, o mais importante não foi o anúncio. Pela frente, o que realmente importa, são seus desdobramentos.

Comente aqui