INDECISOS DEFINIRÃO ELEIÇÃO

FOTO: Jailson Soares/Política Dinâmica

Foi divulgada na manhã desta terça-feira (13) pesquisa de intenção de votos para as eleições 2018 do Instituto Data AZ. A informação mais relevante da pesquisa é o alto número de eleitores indecisos, que no cenário espontânea superam a votação do candidato que teve maior pontuação. 

Corrobora com o número de indecisos a falta de interesse da população com as eleições de 2018. De todos os entrevistados, 33,83% declararam interesse “muito baixo” no assunto, juntamente com “Um pouco baixo”, que somou 18,33% e “Nem alto, nem baixo", que fica em 24,17%, chegam a mais de 75% dos que responderam à pesquisa. Trocando em miúdos, apesar da campanha já estar a pleno vapor nos bastidores, a população ainda “não entrou no clima”.

A falta de união e definição por parte dos partidos de oposição no estado com certeza tem pesado muito nas dúvidas do eleitor, que se vê sem opções para analisar e comparar com a atual gestão. Faltam pouco menos de sete meses para a data do primeiro turno, e lideranças importantes ainda não definiram que rumo irão seguir, que candidatos irão apoiar ou mesmo se irão se candidatar a algum cargo. Enquanto isso, o governador Wellington Dias lidera as pesquisas, tanto na espontânea quanto na estimulada, e segue com a publicidade positiva do governo.  

O perfil desejado pelo eleitor para o novo governador talvez seja outro fator que esteja propiciando a maioria de indecisos, muitos talvez estejam procurando o candidato certo aparecer. A pesquisa Data AZ apontou que os eleitores entrevistados dão pouca importância ao partido político do candidato ao governo (51%), aos apoios políticos que acompanham o candidato (46,58%) e nem escolherão o candidato por conta da vantagem em pesquisas (55,67%). Os eleitores também apontam que a juventude não é um fator de influência nas eleições(47,32%) e nem oposição ao governo atual (51,17%). Mas os eleitores fazem questão de avaliar as propostas do candidato (66%) e acham que o desempenho nos debates será essencial (50,92%) e apontam que experiência será fundamental (47,75%). 

A PESQUISA 

INDECISOS LIDERAM NA ESPONTÂNEA

A pesquisa espontânea revela o alto índice de indecisão dos eleitores piauienses. Apesar do  governador Wellington Dias (PT) sair na frente na pesquisa espontânea, com 27,83% dos entrevistados, seguido de outros tantos candidatos que não totalizaram 3% na pesquisa, 59,50% dos entrevistados se declararam indecisos.   

INDECISOS EM SEGUNDO NA ESTIMULADA

Já na pesquisa estimulada, o número de indecisos cai para o segundo lugar 14,58%. Wellington Dias lidera com 42,42%, seguido de empate técnico entre Dr. Pessoa (12,50%) e Firmino Filho (12%). Os demais candidatos não alcançaram 3% nas intenções de voto.  

REJEIÇÃO 

Apesar das crises e escândalos no governo Wellington Dias, na pesquisa espontânea a rejeição do governador Wellington Dias é de 11,42%. Já o prefeito Firmino Filho, que nem está entre os pré-candidatos ao governo do estado, a rejeição é de 7,42%. João Vicente Claudino, que ainda não tomou uma posição a respeito do pleito 2018, aparece com uma rejeição de 6,92%. Dr. Pessoa é o que tem menor rejeição entre os candidatos que lideram a pesquisa, ficando com 3% da rejeição. 

Não foi realizada uma pesquisa estimulada para rejeição dos possíveis candidatos ao governo do estado.       

AVALIAÇÃO DE WDIAS

Na pesquisa também foi perguntado sobre a gestão de Wellington Dias. 43,92% dos entrevistados avaliaram como “Regular”, enquanto 23,25% avaliou com “Bom” e 6,67% como “Ótimo”. Entre as avaliações negativas, 11,25% avaliaram como “Péssimo” e 9,83% como “Ruim”.   

SENADOR

Em 2018, serão eleitos dois senadores pelo Piauí. Ciro Nogueira e Regina Sousa tentam a reeleição.  

Na espontânea para Senador, Wilson Martins lidera a pesquisa com 1,58%, seguido de Ciro Nogueira (1,42%). Logo em seguida vêem empatados Elmano Ferrer e João Vicente Claudino com 1,17%, Dr. Pessoa com 1% e Regina Sousa com 0,83%.

Na estimulada, segue na liderança o ex-governador Wilson Martins (16,17%), seguido de Sílvio Mendes (10,33%) e Robert Rios (7,25%). Ciro Nogueira cai para quarto lugar, com 6,83% e Regina Sousa para sétimo lugar, com 4,25%.

Na rejeição espontânea, Ciro Nogueira lidera com 8,92%, seguido de Wilson Martins (4,25%), Assis Carvalho (4,17%), Regina Sousa (3,42%). Os demais seguem com rejeição inferior a 3%.  


FICHA TÉCNICA DAPESQUISA

Número deentrevistados: 1.200

Área de pesquisa:55 municípios em 12 territórios de desenvolvimento

Nível de confiança:95%

Margem de erro: 2,8%para mais ou para menos

Registro na JustiçaEleitoral:  Número PI-04473/2018

Contratante:Diretório Regional do Partido da República (PR) do Piauí

EstatísticoResponsável: Laércio de Souza Araújo

Pesquisa liberadapara divulgação a partir de 09.03.18

Comente aqui