HADDAD NÃO DÁ CONTA

O voto em Haddad pode representar engajamento maior no voto pró-Bolsonaro segundo Ciro Gomes (foto: Fotos Públicas)

Sempre instigado a falar de sua relação com o ex-presidente Lula, em discurso feito em Timon-MA, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) se adiantou. Puxou o assunto, mostrou gratidão, mas fez um alerta: Lula não é o candidato do PT e Fernando Haddad pode ser o caminho mais curto da eleição de Jair  Bolsonaro (PSL).

Após falar do risco para o Brasil que seria eleger Bolsonaro, Ciro Gomes fez outro alerta. Tentar impedir que Bolsonaro chegue à Presidência votando em Haddad pode ser um grande erro.

Ciro acredita que uam alternativa firme no governo, mas menos radical na emoção pode conduzir o Brasil por um caminho mais seguro (foto: Marcos Melo | PoliticaDInamica.com)

Primeiro Ciro falou de sua gratidão a Lula. Avaliou que o petista virou uma vítima de perseguição. “Muita gente lá pra baixo [se referindo ao Sul do País] odeia o Lula com todas as forças do mundo. Boa parte por preconceito”, observou.

O pedetista, então, ponderou sobre a outra face a moeda. “Muita gente adora o Lula, a ponto de fazer o Lula uma pessoa que sendo ser humano não erra nada. Esse sentimento é justo. O Lula melhorou o salário mínimo como nenhum presidente antes dele. O Lula criou a rede de proteção social, que baniu a fome de muitos lares do Brasil. O Lula aumentou o crédito para o aposentado, para a agricultura familiar, e eu quero dizer a vocês que eu estava lá. Eu era ministro, eu estava nas reuniões que decidiram todas essas políticas. Mas o lula não é o candidato”, explicou.

Haddad perdeu em todas as urnas sua reeleição para o tucano João Dória em 2016 em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país; como vencer para presidente? (foto: Fotos Públicas)

Ciro Gomes afirmou que se Lula fosse o candidato, os dois iriam.certamente conversar sobre as eleições, sobre apoio. “Porque a minha história não tem radicalismo petista que mexa com a minha história. Eu ajudei o Lula 16 anos sem faltar nenhum dia. E eu nunca precisei usar o nome do Lula para garantir ao meu povo a vitória em todas as eleições. Mas o Lula, eu volto a dizer aqui a vocês, não é candidato. Ele está humilhado preso, sem poder falar lá num presídio em Curitiba, e nós queremos muito bem a ele. Mas o que é que nós vamos fazer com a nossa gratidão? Essa é a grande questão”, ponderou Ciro.

Veja o discurso de Ciro:


Ele criticou o fato de Fernando Haddad ter sido “ungido” pelo PT candidato a presidente, colocando mais lenha na fogueira do radicalismo. “O voto não é um prêmio que a gente dá a quem trabalhou conosco, é uma aposta no futuro, e o Brasil precisa olhar com todo o respeito ao Lula, olhar pro futuro, porque o que está em jogo é muito grave. É muita ameaça pro nosso Brasil. O Brasil não pode cair no risco de botar o ‘Coisa Ruim’ só por que nós temos gratidão”, argumentou, dando a entender que Haddad pode não ser capaz de derrotar Bolsonaro.

Ciro é o único candidato que aparece vencendo todas as simulações de segundo turno nas pesquisas, inclusive contra Bolsonaro (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Um pouco mais adiante no discurso, foi mais direto. E explicou o motivo. “Não inteirou dois anos ainda, eu mais o Lula apoiamos o Haddad para ser reeleito prefeito de São Paulo. Tô falando pra vocês: eu mais o Lula apoiamos o Haddad para prefeito e ele já era prefeito de São Paulo, a buscar a reeleição. Eu não digo que seja defeito dele, mas o Haddad, com apoio do Lula e meu, na cidade que ele tava governando perdeu as eleições em todas as urnas”, expôs, dando tamanho ao risco.

Se o cidadão não se reelegeu prefeito, como seria capaz de vencer para presidente? Ciro também não sabe. Continuou dando parâmetro à derrota sofrida pelo petista em 2016. “Ele perdeu nos bairros ricos, perdeu nos bairros de classe média, perdeu de esmagadora diferença nos bairros mais pobres. (…) Não inteirou dois anos ainda o cidadão foi rejeitado pela esmagadora maioria das pessoas que votaram nele antes. A minha pergunta é: tá na hora de fazer experiência com o Brasil? No meio da prior crise da história da nossa nação?”, questionou.

Por fim, se apresentou como alternativa segura — as pesquisas mostram Ciro vencendo todos os adversários em simulações de segundo turno; Haddad perde para Bolsonaro — e pediu o voto de confiança dos nordestinos.

“Por isso eu peço, nordestino meu irmão, se tu quer os valores, de compromisso com o pobre, é aqui. Se tu quer autoridade e tu quer decência, é aqui. E eu peço a todos, vamos mudar o Brasil. Vamos salvar o nosso país da violência”, finalizou.

Comente aqui