GESTORES DA FMS DENUNCIADOS

Equipe escolhida por Doutor Pessoa decidiu fazer compra milionária 23% mais cara sem licitação na Fundação Municipal de Saúde (foto: Jailson Soares | Política Dinâmica)

A Empresa Labinbraz Comercial LTDA denunciou os gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e no Ministério Público do Piauí. O objeto da denúncia é um escandaloso contrato feito sem licitação feito com outra empresa, a Ortho Clinical Diagnostic do Brasil Produtos Para Saúde LTDA. Segundo os documentos enviados aos órgãos de controle, a “equipe técnica” do prefeito Doutor Pessoa (MDB) escolheu pagar até 615% a mais em itens que já estavam licitados desde 2017.

Já estão em posse do MPPI e do TCE tabelas e documentos que mostram a discrepância de valores entre o que estava licitado e o que foi contratado pela equipe de Doutor Pessoa sem concorrência (imagem: reprodução)

Na mira na denúncia estão a diretora geral da Fundação municipal de Saúde, Lilibeth Sales Carvalho; o gerente técnico Adauto Teodoro Neto; e o atual presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Cota compartilhada: Gilberto foi para FMS numa escolha pessoal do prefeito que contemplou o deputado estadual Pablo Santos, do MDB; pasta do deputado é investigada pela Polícia Federal (foto: Jailson Soares | PD)

Os contratos tratam de locação de equipamentos de análise bioquímica e fornecimento de reagentes e insumos para a realização de exames laboratoriais. O contrato licitado com a Labinbraz (107/2017) custa, anualmente, R$ 3.012.300,00 (três milhões, doze mil e trezentos reais). Contratando sem licitação a Ortho Clinical (46/2021), a gestão de Doutor Pessoa vai desembolsar em um ano R$ 3.682.900,90 (três milhões, seiscentos e oitenta e dois mil e novecentos reais e noventa centavos), um valor quase 23% mais caro.

Quebra de contrato: diretora da FMS, Lilibeth Carvalho também foi denunciada ao MPPI e TCE-PI (foto: Instagram)

Detalhe absurdo: o novo contrato deixou de fora 12 reagentes que constavam no contrato anterior e que são necessários, por exemplo, para exames que avaliam risco de doenças cardíacas, grau de envenenamento por produtos tóxicos, risco de doença renal e investigação de diabetes.

E olha que o prefeito é médico...
Pessoa não comenta o assunto. Se por cumplicidade ou por falta de comando, não se sabe.

O QUE DIZ A FMS

A Assessoria Jurídica da Fundação Municipal de Saúde informa que em casos de Ações Judiciais a FMS só se pronuncia no ato do processo.

Comente aqui