Franzé mantém pré-candidatura e Fábio Novo tem a difícil missão de derrotar Chico Lucas

O esquema de Fábio Novo para tomar de assalto a indicação do PT para a disputa pela Prefeitura de Teresina em 2024 já está encontrando obstáculos. O Partido dos Trabalhadores nunca teve uma chance melhor de ocupar o Palácio da Cidade, mas não conseguirá desunido. Se por um lado a pré-campanha de Fábio Novo só cresce dentro do governo de Rafael Fonteles, o grupo de Franzé Silva mantém a movimentação. Os partidos e pré-candidatos que anunciaram apoio a Franzé somaram em 2020 mais de 115 mil votos. Esse número, por si só, já dá ideia de que não tem ninguém fora do jogo.

E outros líderes políticos sabem disso.

Franzé já informou aos líderes de partidos que o apoiam que o compromisso dele com a pré-campanha e com cada um deles continua valendo até que o PT nacional defina o nome do candidato do partido (foto: Jailson Soares | PD)

Qualquer um ainda pode ser candidato

Após o golpe de Fábio que forçou uma intervenção estadual no Diretório Municipal, esse grupo de partidos chegou a pedir a Franzé que se filiasse a outro partido para manter sua pré-campanha. Franzé decidiu manter sua campanha no PT, pelo menos até uma definição incontestável do partido. Ele está lá desde bem antes Fábio, conhece o partido e avalia que enquanto não há uma definição nacional sobre o nome do partido para a disputa de prefeito em Teresina, qualquer filiado continua com chances: ele, Fábio Novo ou outro nome.

Na última sexta, Franzé esteve com o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT), que tem experimentado o friozinho de lâmina afiada tocar o seu dorso numa antecipação de sua ropria sucessão na CMT. Hoje, segunda-feira (4), sua pré-camanha se reúne com lideranças empresariais e políticas que podem dar ainda mais envergadura ao seu nome, como alternativa viável à ocupação das maisores máquinas estatais do Piauí pelo mesmo grupo político. 

O controle das campanhas

Há outra avaliação que mantém de pé a pré-campanha de Franzé. Ele tem controle da própria pré-campanha. Sem consenso no PT, sua campanha continua sem nenhum compromisso ser afetado.

Do outro lado, Novo ficou refém da estrutura do governo estadual que lhe deu apoio até aqui. E por isso mesmo ele, que forçou tanto o critério de pesquisas que ele mesmo bancou, vai ter que superar a imagem do secretário de Segurança, Chico Lucas.

Seja pelo critério de afinidade ou pelo de pesquisa, Chico Lucas está bem na frente de Fábio Novo (foto: Instagram)

Talvez Fábio nem tenha percebido, mas ao invés de Chico Lucas ter promovido a imagem do deputado em nichos específicos de eleitorado que ele não alcança e nos quais o secretário tem grande influência, o que tem acontecido é exatamente o contrário: Novo tem feito campanha pra Chico, aproximando o “Rafaboy” do eleitorado LGBTQIA+, um nicho de eleitores militantes que, em tese, seriam um ativo político mais exclusivo de Fábio, por exemplo.

Ainda tá loooonge: tem muito jogo pela frente até que o nome de Fábio seja homologado em convenção para as eleições de 2024 (foto: Jailson Soares | PD)

Refém do governo

Logo, Fábio não poderia reclamar, mais adiante, se alguma pesquisa apontasse que o nome de Chico Lucas é melhor que o seu para a disputa.

E para ilustrar essa avaliação, em pesquisa realizada no mês de abril de 2023 pelo IPPI Pesquisa e Consultoria, Chico Lucas, por exemplo, já pontuava espontaneamente com 22,8% das intenções de voto.

Na mesma pesquisa, aliás, Fábio e Franzé estão matematicamente empatados e tanto um quanto o outro derrotariam, com o apoio de Rafael Fonteles e Lula, o ex-prefeito Sílvio Mendes num confronto direto.

Embora Fábio novo continue sendo um estranho no ninho em vários nichos de influência do governo, Chico Lucas transita sem resistência e com reconhecimento, admiração e trabalho em nichos de militância política mais alinhados com Fábio; uma futura troca de nomes não enfrentaria resistência do engajamento LGBTQIA+ (fotos: Instagram)

De lá até aqui, mesmo com todo o esforço de governo, Fábio não chegou perto dos 22,8% que Chico tinha em abril. Na pesquisa do Instituto Consulte, divulgada pelo próprio Fábio Novo em 24 de agosto de 2023, ele alcançou não mais do que 10,7% das intenções espontâneas de voto.

Pesquisa já não parece mais um bom critério pra Fábio.

Porque elas mostram que o PT talvez tenha gente melhor e mais bem posicionada que ele para disputar a Prefeitura.

Comente aqui