FEDERAIS: 4 REELEITOS, 6 "NOVATOS"

A bancada de deputados federais do Piauí tem 10 vagas. E a maioria delas vai trocar de dono: os piauienses elegeram 6 deputados federais para o primeiro mandato. Ainda assim, não é o que se pode chamar de renovação. Quatro desses "novos" federais têm alguma ligação com ex-ocupantes das cadeiras do Piauí na Câmara Federal. As atenções, neste caso, se voltam para os novatos com enormes estruturas de campanha: Florentino Neto (PT) e Jadyel da Jupi (PV), que sustentaram suas campanhas nos "serviços prestados" à Saúde do Piauí. 

Os partidos pequenos não tiveram vez nestas eleições.

Marcelo Castro além de senador é, agora, pai de deputado federal; Castro Neto volta a uma cadeira que já foi da família por muito tempo (foto: Jailson Soares | PD)

A federação que reúne o PT, PCdoB e PV obteve o maior número de votos e, também, de cadeiras na Câmara Federal. Foram 749.076 votos válidos e 5 deputados federais eleitos. O detalhe interessante é que foram eleitos dois ex-secretários de Saúde do Piauí, Francisco Costa e Florentino Neto, e um dos maiores fornecedores da Secretaria de Saúde do Piauí, Jadyel da Jupi, também dono da Distribuidora Dimensão. 

Federal: não foi folgado como planejado, mas que tenha sido por muito ou por muito pouco, Jadyel da Distribuidora Dimensão é, agora, deputado pelo Piauí (foto: Instagram)

A eleição dos três era aguardada com grande expectativa. E prova que para cargos proporcionais, se dinheiro não é problema, os votos também não são.

Esta eleição parece ter dado o últimado ao ex-governador Wilson Martins (PT), que após duas derrotas consecutivas para o Senado (2014 e 2018), também não conseguiu se eleger deputado federal este ano. Ele e Brasília não estão destinados um ao outro.

Tal pai, tal filho: Julio César foi o mais bem votado deputado federal destas eleições, liderando a votação igual seu filho, Georgiano Neto, fez para deputado estadual (foto: Jailson Soares | PD)

Em seguida vem o PSD, com 426.968 votos válidos e 3 deputados federais eleitos. O destaque no partido fica para Júlio César, o mais bem votado das eleições de 2022, com 134.863 votos.

Em terceiro lugar, o Progressistas ainda conseguiu juntar 400.918 votos válidos e manter duas cadeiras na Câmara Federal. O destaque do partido tem nome conhecido, embora seja sua primeira eleição: Átila Lira, o filho. Seu pai é atualmente deputado federal e deve parar de disputar eleições agora que conseguiu deixar sua cadeira com Átila Filho.Por sua vez, Júlio Arcoverde, herdeiro de Ircema Portella (ex-mulher do senador Ciro Nogueira), foi o mais bem votado do partido.

Veja os números:

Comente aqui