Coluna Marcos Melo Política Dinâmica
FARRA DE COMISSIONADOS É IRREGULAR

TÉCNICOS DO TCE-PI APONTAM QUE WELLINGTON DIAS NÃO PODERIA TER NOMEADO COMISSIONADOS EXCLUSIVOS POR CONTA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

16/05/2019 19:47 - Atualizado em 16/05/2019 22:57

Uma pedra no sapato de Wellington Dias: TCE aponta que farra dos comissionados pode ter sido irregular (fotos: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

É preto no branco. Na última segunda-feira (13), a Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE) apontou que o Governo do Estado supostamente descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal ao nomear de uma só vez quase mil comissionados. A farra pode ter sido boa do ponto de vista político, mas está em desacordo com a Lei.

Boa parte do pessoal é comissionado exclusivo pendurado em cabide de emprego. Um caso emblemático é o da irmã da deputada Margarete Coelho, Nailer Castro, que foi exonerada depois que a imprensa mostrou que ela ganhava salário na Secretaria de Governo em Teresina mesmo morando e dando expediente em São Raimundo Nonato (distante mais de 530km da capital), onde sua irmã é prefeita e ela é secretária municipal.

Pois bem, no memorando 72/2019, endereçado ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, a DFAE explica ao conselheiro Abelardo Pio Vilanova que todas as nomeações do primeiro quadrimestre de 2019 podem estar irregulares, uma vez que a gestão de Wellington Dias já ultrapassou o limite prudencial com gastos de pessoal.

Veja:

O parâmetro utilizado para o cálculo são os últimos 4 meses de 2018, no qual segundo a DFAE Wellington Dias já gastava 48,52% dos recursos do Estado com pessoal. O limite prudencial é de 46,55%.

A LRF veda contratações, criação de cargos, empregos, funções e chegou a ser a desculpa utilizada pelo próprio Governo do Estado para não conceder aumento para algumas classes de servidores. A exceção desta regra reside apenas na reposição de pessoal em decorrência de aposentadoria ou falecimento nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Assim, os fantasmas, mesmo encarnados, são irregulares.

Comentários (4)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    chagas em 12 de junho de 2019 às 17:06

    é uma vergonha termos quase 40 deputados pago pelo nosso bolso, corrupto o governo e o presidente da assembleia e povo burro e idiota ainda dar de graça um mandato pro filho do presidente da assembleia legislativa de presente, um égua qua nunca foi nada, sempre viveu a custas dos idiota piauense.

    VARAOH THIAGO. em 23 de maio de 2019 às 03:05

    AQUI NO PIAUI SÃO TODOS CORRUPTOS TODOS FARINHA DO MESMO SACO NÃO DA EM NADA. SÓ QUEM SE FERRA É O SERVIDOR PÚBLICO HONESTO QUE VIVE DO SEU VENCIMENTO MIGALHADO, O ESTADO TA TODO SUCATIADO SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA, E NINGUEM DIZ NADA. AFUNDA PIAUI. ESSE INDIO MALDITO ESTA ACABANDO COM O ESTADO DO PIAUI.

    Pedro Vivaldo dá Silva em 17 de maio de 2019 às 20:05

    É mais com tudo isso não vai dá em nada com esse desgoverno

    Fátima Miranda em 17 de maio de 2019 às 18:05

    Sinceramente não sei onde esse Estado vai parar com tantos absurdos, esses tribunais não tomam uma atitude para frear os desmandos cometidos por esse governador. O Estado já está completamente sucateado, com serviços públicos quase inexistentes e governador fazendo farra com o dinheiro público, onde vamos parar?

Notícias relacionadas
QUEM DECIDE? MARCELO OU THEMÍSTOCLES?
QUEM DECIDE? MARCELO OU THEMÍSTOCLES?
PREVIDÊNCIA, SUPLENTES E DÍVIDAS
PREVIDÊNCIA, SUPLENTES E DÍVIDAS
AMEPI QUER EXPLICAÇÕES
AMEPI QUER EXPLICAÇÕES
EVALDO EXPLICA RETORNO
EVALDO EXPLICA RETORNO