Eita, Fábio! PT Nacional publica regras que zeram o jogo em Teresina e devolvem Franzé Silva para a disputa!

Ninguém pode duvidar que a política é, de fato, muito dinâmica.

Parece que o deputado estadual Fábio Novo vai ter que adiar a festa do próximo dia 7 de outubro. A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores publicou em documento oficial na tarde desta quinta-feira (28) abordando os critérios para indicação de candidaturas do PT para a Federação Brasil da Esperança.

De um lado, água fria; do outro, a fogueira ainda está acesa: a disputa entre Fábio Novo e Franzé Silva pode ter um novo -- e surpreendente -- capítulo (fotos: Jailson Soares | PD)

E Fábio Novo não alcançou esses critérios. O fato pode devolver o deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, para a disputa interna do partido. E confirma que o pleito da ex-deputada Teresa Britto, do PV, para a indicação da federação é legítima.

Quais são eles?

Segundo onde houver consenso, o PT pode homologar candidaturas até o próximo dia 30 de novembro. Mas onde não houver – é o caso de Teresina – um candidato deverá ter pelo menos 2/3 dos membros do Diretório Municipal ao seu lado, com a mesma de 30 de novembro como limite para uma decisão pelas instâncias superiores.

No último dia 30 de agosto, quando Fábio Novo se declarou candidato oficial do PT, ele tinha 27 de 46 membros do diretório municipal com ele. Pelas regras do PT Nacional divulgadas hoje, ele deveria ter pelo menos 30 membros.

Sem essa maioria, o Diretório Municipal fica obrigado a realizar prévias eleitorais ou um Encontro Municipal. E neste último caso, a data limite fica sendo 15 de abril de 2024.

O documento segue na íntegra ao final da matéria. 

Tem mais polêmica!

Na disputa que aconteceu até agosto dento do PT de Teresina, havia uma divergência sobre quem eram de fato os membros aptos a votar para escolher entre Fábio Novo e Franzé Silva.

Agora, o PT Nacional decidiu que não são os membros do Diretório Municipal quem vão escolher, mas delegados e delegadas eleitos pelos filiados. Assim, o número salta de 46 membros do DM para pelo menos 184 delegados e delegadas, uma vez que esse é o critério para municípios com mais de 100 mil habitantes.

Essa eleição de delegados deve acontecer pelo menos 7 dias antes da escolha do pré-candidato a prefeito.

Filiados do PT já estão pressionando Cícero Magalhães, presidente do Diretório Municipal do PT de Teresina, para que ele se manifeste de maneira oficial sobre o assunto, uma vez que a instância que ele preside está sob intervenção, mas retomou o poder de conduzir o processo de escolha do candidato por decisão nacional. 

O Política Dinâmica tentou contato com ele, mas o petista não atendeu o telefone. 

Também não conseguimos contato com João de Deus, presidente estadual do PT no Piauí. 

Muita água ainda vai passar por baixo -- e por cima -- dessa ponte.

Comente aqui