D.CONCEIÇÃO 34%, JUNIOR 18%, ILMA 10%

Dona Conceição lidera a disputa da pré-campanha, com Júnior do Beto em segundo e Ilma Damásio em terceiro (fotos: Facebook)

O Instituto Jales aferiu o cenário da sucessão municipal em São Miguel da Baixa Grande, município de pouco mais de 2 mil habitantes, distante 146 km de Teresina. Os números da pesquisa foram obtidos com exclusividade pelo Política Dinâmica.

ESPONTÂNEA

Quando o instituto perguntou aos entrevistados em quem eles votariam para prefeito, sem mencionar nomes, o ex-prefeito Osmar Teixeira foi citado por 10,34%. O segundo nome que mais veio à cabeça dos entrevistados foi o de Dona Conceição, com 5,33%. Jeneilson aparece em terceiro com 5% e o atual prefeito Josemar Teixeira, que não pode mais disputar a reeleição, em quarto com 4,67%.

Júnior do Beto figura na quinta colocação com 4,33%. O ex-prefeito Afonso Damásio aparece com 2,67%, seguido de Gleydim e Ilma Damásio com 1,67% e 1,33%, respectivamente. Antônio Luís tem 0,67% e aparece na nona colocação. Nesse cenário espontâneo, 61,34% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

Veja o quadro:

DONA CONCEIÇÃO LIDERA NA ESTIMULADA

Dona Conceição: além de vencer na pesquisa estimulada, também foi o nome mais lembrado na pesquisa espontânea em relação aos possíveis candidatos (foto: Facebook)

Por lá, quem lidera a corrida na pesquisa estimulada, quando o pesquisador apresenta nomes dos pré-candidatos, é Dona Conceição, com 34,67% das intenções de voto. Ela é seguida por Júnior do Beto, que aparece na segunda colocação com 18%. A vereadora Ilma Damásio figura na terceira posição com 10,33%.

Em quarto está Jeneilson, com 10% das intenções de voto. Gleydim e Antônio Luís, com 6% e 5,33%, aparecem na quinta e sexta colocação, respectivamente. Do total pesquisado, 15,67% ainda não sabem em quem votar ou não optaram por nenhum dos nomes.

Quando os pesquisadores apontaram apenas os nomes de Dona Conceição, Júnior do Beto e Ilma Damásio, o resultado também foi a liderança de Dona Conceição. Nesse cenário, ela pontua com 39,33%, seguida por Júnior do Beto com 24% e Ilma Damásio com 18%. Ao todo, 18,67% não souberam ou não opinaram.

Veja o quadro:

O CENÁRIO POLÍTICO NO MUNICÍPIO

Candidato do prefeito: o desempenho de Júnior do Beto mostra que em São Miguel o ex-prefeito Osmar Teixeira tem mais capacidade de liderar e transferir votos que seu irmão, o atual prefeito Josemar Teixeira (foto: Facebook)

Dona Conceição é o nome defendido pelo ex-prefeito Osmar Teixeira, enquanto Júnior do Beto é o pré-candidato do atual prefeito Josemar Teixeira. Com o racha político, os dois ficaram de lados opostos e hoje defendem nomes diferentes na disputa pela prefeitura de São Miguel. Já a vereadora Ilma Damásio é mulher do ex-prefeito Afonso Damásio.

ANTÔNIO LUÍS: O MAIS REJEITADO

A pesquisa também aferiu a rejeição dos possíveis candidatos. Nesse quesito, o nome de Dona Conceição é o que aparece em situação mais favorável. Ela só foi rejeitada por 6,67% dos entrevistados. A segunda menor taxa de rejeição é de Ilma Damásio, com 8%.

Ilma Damásio tem segunda menor rejeição na pesquisa realizada pelo Instituto Jales (foto: Facebook)

Na contramão, Antônio Luís é o mais rejeitado, com 17,33%. Júnior do Beto tem a segunda pior taxa de rejeição com 15%, seguido por Gleidym com 11% e Jeneilson com 10%.

Veja o quadro:

FICHA TÉCNICA: A pesquisa foi realizada pelo Instituto Jales nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Ao todo, foram ouvidos 300 eleitores com domicílio, sendo 210 na zona urbana e 90 na zona rural. A margem de erro é de 5,6% para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.

Nesta terça-feira (17), vamos divulgar dados de aprovação da gestão, confrontos diretos entre os candidatos e os nomes lembrados para o cargo de vereador!

Comente aqui