CIRO GOMES SEM PALANQUE

O presidenciável Ciro Gomes deve ficar sem palanque no Piauí para as eleições de 2022. Pelo menos é o que se desenha de acordo com os rumos que o PDT está tomando neste momento. Segundo o vereador Evandro Hidd, presidente estadual da sigla, até o dia 31 de março ele deve decidir se vai apoiar Rafael Fonteles, do PT, que fará o palanque de Lula; ou se seguirá com Sílvio Mendes (PSDB), cuja campanha é organizada pelo ministro-chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira, que também é presidente nacional do Progressistas.

Partido de Ciro Gomes no Piauí deve deixar o presidenciável mais uma vez sem palanque nas eleições de 2022 (foto: Jailson Soares | PD)

“Só temos estes dois caminhos”, enfatizou Evandro Hidd ao Política Dinâmica, se referindo a Rafael ou Sílvio. E apesar destes dois candidatos replicarem a polarização de Lula e Bolsonaro, respectivamente, o presidente do PDT diz que está “pensando no melhor cenário para Ciro Gomes”

PRIMEIRO AS PRIORIDADES

Para qualquer candidato a presidente, não há como ser diferente, o cenário ideal é ter seu próprio palanque. Coisa que, segundo uma das vice-presidentes do PDT, Amanda Costa, foi oferecida integralmente pelo Cidadania, partido que tem o professor Washington Bonfim como pré-candidato a governador.

Aí o Ciro é outro! Ao lado de Silvio Mendes, todos os esforços são para viabilizar as chapas proporcionais do Progressistas de Ciro Nogueira, ministro do governo Bolsonaro (foto: Instagram)

Formalmente, a vaga de vice-governador na chapa também foi ofertada ao PDT. “Não estamos buscando espaço em chapa. Nem estamos fazendo leilão. Estamos vendo onde é melhor, também, para nossas chapas proporcionais”, comentou Evandro.

Amanda Costa, que é pré-candidata a deputada federal, confirma que a palavra final é de Evandro e que o foco, no Piauí, não está na majoritária.

Hidd também é pré-candidato a deputado federal. Porém, também não há notícias de que essas chapas proporcionais – de deputados federais e estaduais – possam ser viabilizadas ao lado de Sílvio.

Amanda Costa: pré-candidata a deputada federal, vice-presidente do PDT ainda não sabe como será possível viabilizar palanque para Ciro Gomes no Piauí (foto: Instagram)

A própria Amanda, por exemplo, tem adversário direto na busca de votos na região de Bom Jesus, onde ela mora e milita. Seu grupo político é adversário do grupo de Marcos Elvas, um dos coordenadores da campanha de Mendes. Por sua vez, Evandro Hidd, também não confirma que sua pré-candidatura a federal seja pra valer.  

PUXADINHO PARA CIRO

O PDT acredita que Silvio Mendes, ainda que mude de partido, não deve assumir oficialmente a campanha de Jair Bolsonaro, apesar da base de sua campanha só existir por este motivo. “Isso nos deixa livre para ter o palanque com ele”, analisou Amanda. Mas ela não conseguiu dizer se o tal palanque será formal ou uma espécie de “puxadinho”, só para pequenas reuniões entrevistas pontuais.

De qualquer forma, de acordo com o vereador, os planos são aprovados pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. 

Lupi e Hidd: prioridade do PDT é viabilizar chapa de deputados federais apenas (foto: Jailson Soares | PD)

Em 2018, Ciro Gomes também não teve palanque no Piauí. Seu partido estava coligado com o PT de Wellington Dias e o Progressistas de Ciro Nogueira e ambos fizeram palanque para o petista Fernando Haddad, que finalizou o primeiro turno das eleições com 63,40% (1.172.147 votos). Naquele mesmo ano, Bolsonaro chegou a 18,76% (346.944 votos). Gomes obteve 11,42% dos votos válidos, tendo sido escolhido por 211.240 eleitores, mesmo sem palanque.

Deitado eternamente em berço esplêndido: Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido por Ciro, pelo menos por aqui, é livro que não deve ser foleado durante a campanha (foto: Instagram)

A tendência, desta vez, é que a votação de Ciro diminua, afinal, o PDT aqui deve alimentar a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Uma pena.

Comente aqui