BANCADA FEDERAL ELEITA

Os três maiores orçamentos do Estado fizeram seus deputados federais os mais bem votados de 2018 (fotos: Jailson Soares | politicaDInamica.com)

A bancada federal do Piauí não apresenta surpresas. Todos os nomes são conhecidos dos piauienses e já figuravam há semanas em listas não oficiais de eleitos em bancas de aposta. Foram 6 reeleitos. O governo fez 8 deputados, e a oposição fez 2.

Com 138.800 votos, a atual primeira-dama Rejane Dias (PT), esposa do atual governador Wellington Dias, foi a primeira colocada nas eleições para a Câmara Federal. Seguida pelo deputado Fábio Abreu (PR) com 132.719 votos e pelo petista Assis Carvalho, com 129.623 votos. Estes três aumentaram suas votações de 2014. Por acaso, os três mandaram nos últimos 4 anos nos três maiores orçamentos do estado: Educação, Segurança e Saúde. 

Flávio Nogueira (PDT) desta vez fez por onde não bater na trave: emplacou 111.672 votos, sendo o quarto mais votado. O deputado reeleito Júlio César Lima (PSD) subiu de votação, e ficou bem na fita, com 110.597, fechando o grupo dos eleitos com mais de 100 mil votos.

Iracema Portella (PP), esposa do senador reeleito Ciro Nogueira,  foi a sexta mais votada com 96.277 votos. O Progressista ainda fez da atual vice-governadora Margarete Coelho uma futura deputada federal com impressionantes 76.338 votos conquistados numa campanha que começou em junho. Com 73.302 votos, Marcos Aurélio Sampaio (MDB) fecha a conta do governo na oitava vaga.

Gente que estava em campanha há 4 anos ficou de fora da festa governista, como é o caso de Merlong Solano (PT), Paes Landim (PTB) e Mainha (PP), agora, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro suplente.

Pela oposição na chapa de Dr. Pessoa, a Dra. Marina (PTC) conquistou uma vaga com 70.828 votos. Silas Freire (PRB) repete uma primeira suplência com 57.391 votos.

Também na oposição, na chapa de Luciano Nunes, o deputado Átila Lira (PSB) atingiu a marca de 54.095 votos. O suficiente para ser eleito, mas bem longe do que esperava dele, que despencou de 129 mil votos recebidos em 2014. Ficou na primeira suplência dessa coligação o atual deputado federal Heráclito Fortes (DEM), com 44.262 votos.

Veja a lista!


Comente aqui