Átila Lira Blindado

BLINDADO

Durante os discursos de Helder Jacobina (o ex-interino), da deputada Rejane Dias (secretária titular) e do governador Wellington Dias, foi alegada a herança maldita do governo anterior. Mas todos os três, ao falar de dívidas e desvios, fizeram questão de poupar o deputado federal Átila Lira (PSB), que esteve secretário da Educação por mais de 3 anos. Aliás, foram tÃo enfáticos na presteza de Lira, que pareceu mais uma “blindagem”. Átila pode se considerar em casa. Ele e Jacobina eram só pé-de-ouvido durante todo o evento.

EFEITO COLATERAL

Os elogios à gestão de Átila Lira na Educação foram tantos que em casa, de tabela, o ex-governador Wilson Martins (PSB), adversário político de Wellington Dias, certamente tomou para si os elogios. Átila não fazia nada sem instrução de Martins.


PÓS GRADUAÇÃO

A deputada federal Rejane Dias, do PT, durante seu discurso de posse, afirmou que é formada em Administração e gosta de fazer isso: administrar. Foi uma resposta a quem critica o fato dela não ser, historicamente, ligada à Educação. Bem, ela tem aí um grande desafio para por à prova o seu diploma. Quem sabe ela sai da Seduc já pós graduada.


NÃO LARGA O OSSO

O PRP está cobrando a fatura do governador Wellington Dias, do PT. Laécio Borges, proprietário da sigla nanica, já alega o apoio dado à eleição de W.Dias, em 2014, como de fundamental importância para a vitória petista. e não abre mão do espaço que considera seu, por direito neste Governo: a Fundac, futura Secretaria de Cultura.


O OLHAR DO VEÍN

O senador Elmano Ferrer (PTB), em entrevista concedida à Bancada Piauí, da TV Antena 10, falou à respeito do momento político que vive o Brasil. Ele reconheceu a crise de imagem (pra se dizer o mínimo) do Governo Federal e afirmou serem legítimas as manifestações nas ruas contra a corrupção por todo o país. Para ele, ao final de todas as investigações sobre desvios de recursos públicos na Petrobras, pode haver carreiras políticas destruídas, mas haverá, sobretudo, instituições democráticas mais fortalecidas.


ELMANO PARA GOVERNADOR

Questionado na Bancada Piauí sobre seu nome ser sempre lembrado para a disputa da Prefeitura de Teresina em 2016, Elmano foi reticente. Afirmou que queria ser reeleito em 2012 por ter planos de continuidade de sua gestão. Com o tempo e sua eleição para o Senado, o contexto político de seu nome parece ter mudado. Elmano chegou a afirmar que pode apoiar Themístocles Filho, do PMDB, para a disputa municipal. Deixou no ar que tem outros planos, para 2018.


SÓ O ESSENCIAL

O secretário de fazenda, Rafael Fonteles, já recebeu o pedido da Assembleia Legislativa para que informe o critério que está sendo utilizado para se pagar empresas credoras do Governo do Estado, durante este período de decretos de emergência. Ele se diz completamente disponível para, pessoalmente, explicar cada centavo gasto aos parlamentares na Alepi. E o critério, segundo ele, é simples: está sendo pago o que é essencial. Talvez algum deputado ache o essencial meio subjetivo.


O SANTO DESCONFIA

Está com a Secretaria de Administração o poder de escolher as empresas que estão prestando serviços ao Governo Do Estado durante o período de emergência, esse em que os contratos passam longe das licitações. Franzé Silva, o secretário da pasta, assegura que tudo está sendo feito dentro dos conformes. E revela que já separou três salas ao lado da sua para órgãoS de fiscalização. Uma para o TCE, uma para a Controladoria e a terceira para a Procuradoria do Estado. Franzé diz que seu plano é fazer tudo andar mais rápido ali.


ACABOU-SE O QUE ERA DOCE?

O governador Wellington Dias, durante a posse de sua esposa como secretária de Educação, afirmou que decidiu não prorrogar os decretos de emergência. Pelo menos o decreto da Educação.


UNHA E CARNE

Se a campanha de 2014 uniu dois políticos na chapa majoritária que elegeu Wellington Dias (PT) governador, está se falando da vice governadora Margarete Coelho (PP) e do senador Elmano Ferrer (PTB). O entrosamento é grande.


AGRADECIMENTO

A primeira dama Rejane Dias, agora, secretária de Educação, agradeceu ao deputado federal Silas Freire (PR) pela flores que ganhou. E agradeceu a Deus, mais ainda, por Silas não ter sido o suplente que vai ocupar seu gabinete em Brasília.


UM CHARME

Antes de dar entrevista a este jornalista para a TV Antena 10, o deputado federal Paes Landim (PTB), que estava aniversariando nesta segunda-feira, 23, pediu que não gravássemos antes que ele colocasse seus óculos escuros. O bem humorado parlamentar justificou o pedido alegando que, com eles, fica mais estiloso. Não discordamos de jeito nenhum.

AINDA NÃO É HORA

O suplente de deputado federal Mainha (SDD) já estava todo sorridente durante a posse de Rejane Dias, do PT, na SEDUC. Ele, agora, está mais perto do que longe de reaver um espaço na Câmara dos Deputados. Só resta um suplente em seu caminho. Mas dadas as mudanças repentinas e incertezas deste terceiro Governo Wellington Dias, é bom esperar o retorno de Merlong Solano (PT) de Brasília para fazer compromissos envolvendo o mandato. Vai que Merlong fica por lá…

FITANDO O HORIZONTE

Dizem que o secretário de Governo, Merlong Solano, do PT, anda com o pensamento longe ultimamente. Talvez os ares de Brasília façam bem a ele, já que ele assume na vaga da primeira dama licenciada. Há gente dando expediente bem perto dele querendo muito que isso aconteça. Enquanto isso o suplente Mainha (SDD) reza para que não. Merlong tem a intenção ficar no mandato de deputado federal até o fim de abril, pelo menos.

Comente aqui