NENHUM DELES VAI PRA SAÚDE
EM ROTA DE COLISÃO COM VICE-PREFEITO, SECRETÁRIO DE GOVERNO JÁ ESTÁ BAMBEANDO NO CARGO E PODE SER A PRIMEIRA GRANDE BAIXA NA GESTÃO DE DR PESSOA
15/04/2021 08:23Há de se reconhecer que nos últimos 4 anos, ninguém esteve tão perto de Doutor Pessoa (MDB) quanto o atual secretário de Governo da Prefeitura de Teresina. O ex-deputado Adolfo Nunes segurou na mão de Pessoa durante as campanhas e derrotas de 2016 e 2018. Persistiu em 2020 e e ajudou na vitória. Mas isso não deve ser suficiente para mantê-lo na sala que ocupa dentro do Palácio da Cidade. Não adiante ser amigo de Pessoa se for inimigo de Robert Rios (PSB).
Depois de chegar aos 100 dias de gestão sem apresentar resultados correspondentes às expectativas criadas, é chegada a hora de Doutor Pessoa apontar um culpado. Por conta de sua morte, esse "culpado" não poderá ser o ex-prefeito Firmino Filho. Sem falar que ninguém mais acredita em conversa de Prefeitura ter sido entregue "quebrada".
Logo, vai sobrar para Adolfo. Doutor Pessoa preza a própria imagem mais do que valoriza amigos que o ajudaram a chegar onde está hoje.
Na briga com Robert, Nunes já não pode contar com o prefeito. Adolfo já vem sendo obrigado a "desmentir" sua saída da PMT há semanas, resultado de uma verdadeira campanha que se estabeleceu com auxílio de notas plantadas na imprensa. A pressão hoje é para que ele peça para sair antes que seja exonerado.
A narrativa para a saída de Adolfo já ganha contornos bem delineados na esfera administrativa. Está construída em observações que vão desde como Adolfo não conseguiu se articular com a bancada federal para que novos recursos fossem destinados à PMT, até sua "inoperância" em polêmicas sobre a greve no transporte público, queixas de empresários, distanciamento do Governo do Estado e divergências com a Câmara Municipal.
Há veneno distribuído, também, em forma de "fuxicos". Tratam de familiares de Adolfo estarem, supostamente, terem se movimentado de maneira "não republicana" na Fundação Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH). O secretário de Governo tem uma nora nomeada diretora do Hospital do Buenos Aires e uma cunhada que foi exonerada do cargo de secretária executiva da SEMDUH.
Está prevista, aliás, para esta quinta-feira (15) a chegada de mais uma reforma administrativa na Câmara Municipal. A Coordenadoria de Comunicação que deixou de ser secretaria e foi vinculada à pasta de Adolfo há menos de um mês vai ser incorporada a outra secretaria, a de Finanças.
Isso, a pasta base de Robert Rios.
ENTREVISTA: Petrus Evelyn, jornalista ameaçado de morte que vai disputar vaga de deputado estadual
Comente