A SURPRESA BOLSONARISTA

Há um mês, o major Diego Melo nem era pré-candidato a governador. Mas a viabilidade nacional da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) já está mudando o quadro da disputa pelo Governo do Piauí. Hoje, a candidatura “puro-sangue” da direita pode derrubar Sílvio Mendes (União Brasil) de cima do muro.Desempenho de Major Diego em pesquisa surpreende quem subestima militância bolsonarista no Piauí (foto: reprodução)

NÚMEROS E FATOS

Com levantamento feito entre os dias 09 e 11 de fevereiro de 2022, a pesquisa do Instituto Opinar (Registro PI-03586/2022), encomendada pelo Progressista do senador Ciro Nogueira Pesquisa Opinar, não trazia o nome do major Diego Melo. Nessa aferição, Sílvio Mendes (à época, no PSDB) pontuava com 62,5% dos votos válidos. Rafael Fonteles (PT), com 33,9% dos votos válidos.

O nome dele foi lançado pela presidente do PL, Samantha Cavalca, no dia 21 de fevereiro de 2022, durante uma entrevista na TV Cidade Verde.

Veio, então, a pesquisa Amostragem / Meio Norte (Registro PI-08757/2022), com aferição iniciadas três dias depois, entre 24 a 28 de fevereiro de 2022. O quadro pesquisa já era mais amplo, com 8 nomes estimulados.

Sílvio caiu 46,3% dos votos válidos. Rafael subiu para 37,7%.

Major Diego, lançado 72 horas antes da pesquisa começar, pontuou com 4,1%. Quando a mesma pesquisa juntou ao dele o nome de Bolsonaro, subiu para 7,2%.

Se tem alguma pesquisa mentindo, aí já é problema dos institutos de pesquisa com a Justiça Eleitoral. Mas estas são as duas únicas pesquisas eleitorais registradas e publicadas que trazem o antes de depois da pré-candidatura de Diego Melo.

Sem dar ouvidos às críticas, Diego diz que já sabe onde vai mirar nas eleições de 2022 e segundo o bolsonarista, não vai faltar munição nem força de vontade (foto: Instagram)

Estima-se que cada ponto percentual válido corresponda a algo em torno de 17 mil votos. Ou seja: numa semana, sem exposição midiática, num partido recém reformulado, o Major Diego já seria a opção de 120 mil eleitores. Isso antes mesmo de Bolsonaro lançar sua pré-candidatura, coisa que acontece neste domingo, dia 27 de março.

100% BOLSONARO

“Não quero e não vou comentar a campanha de outras pessoas, de outros partidos. Posso falar por mim. Nossa pré-candidatura está no início, mas tenho certeza de que vai surpreender. O presidente Bolsonaro, mesmo contra os interesses da mídia tradicional, já está mostrando sua força. Basta ver o DataFolha ajustando os números”, alegou major Diego em entrevista por telefone ao Política Dinâmica, fazendo referência ao fato de que a última pesquisa DataFolha aponta que Bolsonaro subiu de 30% para 34% e Lula (PT) caiu de 59% para 55% num cenário de segundo turno, considerando a pesquisa feita em dezembro.  

Diego Melo ainda alegou que este ano os bolsonaristas devem proteger o presidente de oportunistas. “Em 2018, Bolsonaro foi subestimado antes da campanha e durante o período eleitoral veio [João] Dória (eleito governador de São Paulo), veio o [Wilson] Witzel (eleito governador do Rio de Janeiro), além de outros que se promoveram às custas do presidente e depois o traíram, trabalharam contra ele e contra os brasileiros. O eleitor bolsonarista tem força para eleger presidente, governador, senador, deputados... agora tem que entender quem é quem. Aqui no PL, somos de confiança, aqui não tem duas conversas”, finalizou.

Em abril de 2018, Bolsonaro estava no Piauí e era subestimado por adversários e, naquele ano, foi eleito presidente com ajuda de major Diego Melo vestindo a camisa (foto: Jailson Soares | PD)

Com os números expostos, pode-se fazer o comentário: querendo os votos dos bolsonaristas, mas negando-se a defender seu nome, Silvio Mendes (UNIÃO) abriu espaço para o perigo de ver desidratar sua campanha. Essa projeção de 120 mil votos neste momento para o Major Diego é um número bem parecido com os “mais de cem mil votos” que os apoiadores de Sílvio alegam que ele vai ter em Teresina. Em outras palavras: a tal vantagem já derrete antes do primeiro turno.

E isso faz toda a diferença para o segundo turno: se ele vai existir e quais os candidatos que estarão nele, inclusive.

Comente aqui