Coluna Marcos Melo Política Dinâmica
A MAIS CARA DO NORDESTE

ANUIDADE DA OAB-PI AINDA SUPERA O VALOR PAGO NO DISTRITO FEDERAL, MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO; TRF-3 DIZ QUE NÃO PRECISA PAGAR PARA EXERCER A PROFISSÃO

05/02/2020 11:29

A OAB-PI tem a anuidade mais cara do Nordeste (foto: redes sociais)

Na última semana a 4º Turma do Tribunal Regional Federal da 3º Região decidiu que um advogado que está inadimplente com a Ordem dos Advogados do Brasil pode voltar a exercer a profissão.

A Constituição Federal não vincula o exercício da profissão ao pagamento de nenhuma taxa nem anuidade, apenas à qualificação adequada. Afinal, se está ruim de pagar exercendo a profissão, imagine sem ter como exercer.

Veja nosso comentário sobre o assunto na TV Dinâmica.


E NO PIAUÍ?

Bem, no Piauí, a anuidade teve um aumento de 2,5% de 2019 para 2020. Saiu de R$ 933,00 para R$ 957,00. E é importante a contribuição ser feita para que a Ordem continue forte no exercício da representatividade do advogado piauiense.

Mas, logicamente, o advogado tem que ficar de olho bem aberto e fiscalizar o uso desses recursos, afinal, na gestão do procurador Chico Lucas a farra de irregularidades foi grande e a gestão do procurador Celso Barros anda querendo aprovar o descalabro.

A título de informação, pesquisamos como foram reajustadas e qual o valor das anuidades de todo o Brasil. Não foi surpresa conferir que é no Piauí que está a anuidade mais cara do Nordeste. E que o advogado piauiense paga mais caro que os advogados do Distrito Federal, de Minas Gerais e Espírito Santo.

Veja a tabela completa.


O texto completo sobre essa decisão é possível encontrar no site Consultor Jurídico.


Notícias relacionadas
FARRA SEM LICITAÇÃO
FARRA SEM LICITAÇÃO
PROJETO DO SENADO VAI MATAR GENTE
PROJETO DO SENADO VAI MATAR GENTE
BOLSONARO FOGE DAS EXPLICAÇÕES
BOLSONARO FOGE DAS EXPLICAÇÕES
4 MIL CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ
4 MIL CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ