2º TURNO: WD 37%, LN 23%, DP 20%

Petista despenca: Wellington caiu 5%, Luciano disparou subindo 10% e Pessoa manteve a mesma intenção de voto de 10 dias atrás (imagem: PoliticaDinamica.com)

A mais recente pesquisa RealTime/Big Data aponta segundo turno no Piauí. O atual governador Wellington Dias (PT) despencou de 45% para 37%. E a surpresa está na disparada do tucano Luciano Nunes (PSDB), que saiu de 13% para 23%. O Dr. Pessoa (SD) manteve 20% das intenções de votos. Luciano e Pessoa estão tecnicamente empatados na margem de erro que é de 3,00%.

Quando retirados os brancos, nulos e indecisos, Wellington Dias não passa dos 43% de votos válidos. Luciano chega a 26% e Dr. Pessoa vai para 23%. Luciano e Pessoa permanecem, assim, empatados na margem de erro, mas os dois, juntos, superam os votos do petista. Já está aí o segundo turno configurado. O atual governador com 43% e a oposição somando junta 57% dos votos válidos.

Tendo sido registrada no último dia 27 de setembro, a pesquisa deveria ter sido publicada na terça-feira, dia 2 de outubro. Ela foi encomendada para a Record TV. A primeira pesquisa RealTime/Big Data foi divulgada pela TV Antena 10 no último dia 25 de setembro, ao vivo, na Bancada Piauí.

A coligação “Piauí de Verdade”, encabeçada por Luciano Nunes estava acompanhando os registros de pesquisas junto ao Tribunal Superior Eleitoral e achou estranho o fato da pesquisa não ter sido divulgada. Assim, ingressou na Justiça Eleitoral requerendo acesso completo aos dados. Nesta quinta-feira (4), o próprio instituto de pesquisa RealTime/Big Data enviou o relatório completo.

Os números seguem com mudanças. O empresário Fábio Sérvio (PSL) saiu de 1% para 3%. O senador Elmano Ferrer (Podemos) caiu de 3% para 2%. Já Luciane Santos (PSTU) e Professora Sueli (PSOL) mantiveram 1% das intenções cada. Valter Alencar (PSC), que não tinha pontuado na pesquisa anterior, aparece com 1%.

Lourdes Melo (PCO) e Romualdo Seno (DC) não pontuaram. Os indecisos permaneceram em 4%. aqueles que afirmam votar branco ou nulo caíram de 12% para 8%.


FICHA DA PESQUISA

Objetivo: Intenção de Voto para Governador e Senador – Piauí Pesquisa Encomendada por: Record TV

Estatístico Responsável: Augusto da Silva Rocha

Período de Realização: 02 de Outubro de 2018

Metodologia: Pesquisa Quantitativa Amostra: 1.200 entrevistas

Margem de erro: 3,0%

Nível de confiança: 95%

Número TSE: PI-06159/2018 / BR-09322/2018

Comente aqui