Jornal Inglês diz que crise no Brasil vai piorar

O Brasil está mergulhado em uma crise causada pelo próprio país. Esta é a afirmação resumida do editorial “A queda do encanto do Brasil é de sua própria autoria”, do Financial Times, publicado nesta segunda-feira (23/3). O jornal britânico afirma ainda que a situação econômica brasileira vai piorar mais, antes de haver uma melhora. No entanto, o periódico afirma que o Brasil está longe do quadro de hiperinflação.

O jornal ressaltou os principais entraves ao crescimento econômico do país, como as manifestações de 15 de março contra a corrupção, racionamento de água após severa seca, o escândalo épico ocorrido na Petrobras e a queda nos índices de satisfação com o governo da presidente Dilma Rousseff. “A economia deverá encolher este ano e talvez também no próximo ano, o que seria o pior desempenho desde 1931”.

O colapso do real - que perdeu quase um terço do valor em relação ao dólar em seis meses - é uma "reprecificação dramática" da economia, segundo o Financial Times, e é possível que a moeda se enfraqueça ainda mais. “O governo, que está há 12 anos no poder, culpou fatores externos. Mas a confusão é em grande parte de autoria do próprio Brasil. Para um contraponto é só olhar para os vizinhos orientados aos mercados voltados para o Pacífico, como o Chile, Colômbia e Peru. Eles aproveitaram boom de crédito e commodities semelhante, mas sem essa ressaca. Essas economias ainda estão crescendo rápido", diz

O desempenho do Judiciário, com a condenação de vários políticos de alto escalão envolvidos no mensalão e a investigação de tantos outros denunciados pela Operação Lava-Jato são fatores que ainda seguram a imagem do país, segundo o FT. “É uma espécie de progresso para o 'País do futuro', como diz o clichê. Acima de tudo, isso significa que o Brasil ainda tem um”, termina o texto.

Fonte: Correio Braziliense

Comente aqui