Dilma exigirá de Obama a retirada de seu nome da lista de espionados

A presidente Dilma Rousseff quer que o americano Barack Obama garanta, na conversa que os dois devem ter às margens da Cúpula das Américas, a exclusão do nome dela na lista de líderes estrangeiros espionados pela NSA.

Essa seria a condição para reagendar a visita de Estado a Washington, que ocorreria em outubro de 2013, mas foi cancelada por Dilma após o escândalo de espionagem.

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA está revendo a lista de líderes mundiais espionados pela NSA. Obama já tinha ordenado publicamente que a NSA deixasse de monitorar a chanceler alemã, Angela Merkel.

Mas, segundo reportagem do "The New York Times" em fevereiro, líderes do México e do Brasil continuam sob vigilância.

Dilma teria ficado "fora de si" com a informação e exigiria uma "garantia" de Obama de que ela também está fora da lista, segundo a Folha apurou com duas pessoas que acompanham a negociação.

Só assim ela dará início à série de diálogos ministeriais que preparam o terreno para a visita à Casa Branca.

O encontro entre os dois no Panamá, durante a cúpula que se realiza nos próximos dias 10 e 11, pode ser uma reunião bilateral ou simplesmente o chamado "pull aside", uma conversa informal no intervalo dos compromissos.

Já está descartada a possibilidade de uma visita em maio ou junho, pois não haveria tempo para prepará-la. Setembro e outubro são meses congestionados em Washington: duas visitas de Estado, dos líderes do Japão e da China, e duas visitas "de trabalho", menos solenes, dos líderes da Indonésia e da Coreia do Sul.

Portanto, caso seja reagendada para este ano, a visita de Dilma será meramente de trabalho. Se ocorrer ano que vem, poderá ser uma visita de Estado.

Para Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, o restabelecimento das relações com os EUA, estremecidas desde o escândalo de espionagem, vem crescendo.

Visitas recentes do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, a Washington, e do subsecretário do Tesouro, Nathan Sheets, ao Brasil, são sinais disso.

A conversa do chanceler Mauro Vieira com Susan Rice, assessora de Segurança Nacional, e o telefonema do vice, Joe Biden, a Dilma em março, reiterando o convite, também.

"Esse encontro [de Dilma e Obama] durante a cúpula é importante para o reengajamento", afirma Sotero.

Mas a agenda para uma possível visita continua anêmica. Um dos anúncios seria a liberação da entrada de carne in natura brasileira nos EUA.

Isso já foi anunciado pelo menos duas vezes antes pelos dois governos, mas esbarrou em obstáculos.

Já o acordo de facilitação de comércio entre os dois países está bem encaminhado.

Outro possível avanço, que seria anunciado durante a visita de 2013, é o Global Entry, sistema que facilita a entrada de viajantes internacionais cadastrados.

A isenção de visto, um dos grandes temas bilaterais, é mais difícil. "E pode ser contraproducente, porque pode haver brasileiros embarcando sem visto só para serem barrados nos EUA", diz uma pessoa próxima às negociações.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente aqui