Caiu mais um ministro

A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou nesta quarta-feira (25) o pedido de demissão do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social Thomas Traumann. Em nota oficial, o Palácio do Planalto "agradeceu" a participação do agora ex-ministro no governo. Traumann é o segundo ministro a deixar o governo Dilma em menos de uma semana.


Traumann tinha uma visão diferente dos petistas mais radicais sobre como trabalhar a Comunicação; abre, agora, espaço num ministério milionário

Thomas Traumann assumiu o cargo em janeiro de 2014. Desde 2012, porém, ele já atuava como porta-voz da presidência. Sua permanência na pasta sofreu desgaste nas últimas semanas quando um documento produzido pela Secom que avaliava erros e estratégias do governo se tornou público.

No documento, a Secom avaliava a comunicação do Palácio do Planalto como "errada e errática". O documento vazou dois dias depois de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ter levado 2 milhões de pessoas em diversos Estados e cidades do Brasil.

A demissão acontece no mesmo dia em que duas comissões da Câmara dos Deputados aprovaram um convite para que ele explicasse detalhes sobre o documento vazado. Um dos pontos que os deputados querem que seja explicado é a estratégia de utilizar "robôs" para divulgar conteúdo favorável à presidente Dilma Rousseff em redes sociais.

Na nota, a presidente Dilma "agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz". A nota não indica quem será o substituto de Traumann no cargo.

Thomas Traumann é o segundo ministro a deixar o governo da presidente Dilma em menos de uma semana. Na última quinta-feira (19), o então ministro da Educação Cid Gomes anunciou sua saída do ministério após criticar parlamentares em um pronunciamento na Câmara. O substituto de Cid Gomes também ainda não foi anunciado.

Comente aqui