UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS

Wellington Dias apoia projeto de unificação das polícias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civis e Militares da Câmara dos Deputados promove na próxima sexta-feira (19), a partir das 14 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa, em Teresina, um debate sobre a unificação das Polícias Civil e Militar. A comissão é presidida pelo deputado federal, delegado Edson Moreira (PR-MG).

A proposta enfrenta resistência nas duas corporações. Segundo a Constituição Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar são instituições governamentais estaduais, com missões distintas. A Civil atua na repressão e na investigação de crimes. A Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública.

O debate no Piauí foi proposto pelo deputado Silas Freire (PR-PI). O parlamentar afirma que o objetivo é dar aos agentes de segurança, que fazem parte das instituições, a oportunidade de sugerir e apresentar propostas para o projeto.

O polêmico projeto tem o apoio do governador Wellington Dias. “Na área da segurança ninguém consegue fazer nada sozinho. É uma área muito complexa. Eu defendo que ocorra uma integração apesar de cada polícia ter a sua competência. É importante ouvir o que a comissão e as polícias têm a dizer”, afirmou.

Comente aqui