TEM CANDIDATO A VEREADOR PARA TODO GOSTO EM TERESINA

por Francicleiton Cardoso, Ananda Oliveira e Marcos Melo

A eleição está chegando e muitos eleitores ainda devem estar em dúvida sobre em quem votar para vereador da capital. As opções de propostas, as lutas em que estão envolvidos, a profissão, e muitas outras coisas são itens observados pelo eleitor na hora de escolher o candidato. Mas a verdade é que não falta opção em um universo de 597 nomes disponíveis na eleição de vereador em Teresina.

Há quem defenda os professores e os que são a favor da discussão de gênero. Há os mais conservadores e os que defendem melhorias na saúde. Não falta propostas. Pensando nisso, o Política Dinâmica resolveu listar alguns nomes, uma possível configuração de opções para que o eleitor possa ir mais fundo na hora de escolher a quem dará o seu voto. Confira:

EDVALDO MARQUES (PSB)

Vereador tem participação em projetos que defendem classe dos moto-taxistas. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

Candidato à reeleição, o coronel Edvaldo Marques (PSB), é o mais ligado à maçonaria em Teresina. Além disso, a maioria dos moto-taxistas da cidade também se posicionam ao lado do vereador, que é conhecido por suas proposições para a classe.

GRAÇA AMORIM (PMB)

Graça tenta a reeleição em Teresina e tem apoio popular. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

Com histórico de lutar pelas causas populares, a vereadora Graça Amorim tem ligação forte com o campo da habitação. Advogada, a candidata sempre acompanha o andamento dos direitos habitacionais na capital.

ASSUNÇÃO AGUIAR (PT)

Assunção foi cotada a ser candidata a prefeita pelo PT, mas o partido acabou saindo com Amadeu Campos. (Foto: Jailson Saores | PolíticaDinâmica.com)

Candidata pelo PT, Assunção Aguiar é militante conhecida na luta pela defesa dos direitos das mulheres. Ela também é destaque na discussão de políticas para a pessoa negra na capital.

ALMI ROCHA (PSOL)

Almi inclui lista de candidatos antiproibicionistas do PSOL. (Foto: Divulgação | Facebook)

Para provar como tem candidato para todos os gostos, quem defende a legalização da Maconha também terá representante este ano na campanha para vereador da capital. O candidato Almir Rocha (PSOL) direciona a sua campanha para a luta pela legalização acompanhando um movimento nacional do seu partido.

LEVINO DE JESUS (PRB)

Levino tem forte influência entre as igrejas evangélicas da capital. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

Com forte representação das igrejas evangélicas da capital, tenta a reeleição o pastor e locutor Levino de Jesus (PRB). Levino tem sido o nome que aglutina as forças, embora o público protestante se divida em outros candidatos.

ANTÔNIO JOSÉ LIRA (DEM)

Vereador é conhecido por suas cobranças de estradas na capital. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

Conhecido por cobrar sempre melhorias nas estradas da capital, quem defende um vereador que esteja preocupado com o asfaltamento, tem como nome certo o candidato à reeleição Antônio José Lira (DEM).

SAMUEL SILVEIRA (PSDB)

Samuel é um dos candidatos apoiados pelo prefeito Firmino Filho. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

Ex-delegado de entorpecentes da capital, o suplente de vereador Samuel Silveira representa a opção de candidatos que lutam contra as drogas em Teresina. Além disso, Samuel é publicamente o candidato dos vaqueiros.

JAMES GUERRA (PMDB)

James Guerra é forte nome da Segurança no Estado. (Foto: Jailson Soares /  políticaDinâmica.com)

O ex-delegado geral da Polícia Civil do Estado, James Guerra, é um candidato para os eleitores que estão mais envolvidos com a pauta da segurança. James tem propostas inovadoras e defende o fim da Strans em sua campanha.

ESMERINO DA COSTA (PT)

Esmerino é influência política do PT da capital.

Presidente do PT municipal, Esmerino é também motorista de Transporte Coletivo na capital e defende a pauta do transporte público, e vem apresentando propostas de melhorias do sistema na sua campanha.

ALBERTO MONTEIRO (PSC)

Alberto é sobrinho do deputado estadual Fernando Monteiro. (Foto: Facebook)

O advogado Alberto Monteiro (PSC) é um dos defensores de projetos na área de esportes entre os candidatos à Câmara de Teresina. Ele defende que é preciso integrar as áreas de esporte e cultura com a educação.

LUCIANA SEBIN (PSDB)

Luciana defende estratégias de melhoria para a saúde em Teresina. ( Foto: Facebook)

Enfermeira, a candidata tucana Luciana Sebin é um dos nomes que tem como pauta a Saúde na capital. Em seu programa de campanha, ela destaca os problemas na área e tem defendido propostas para desafogar o sistema.

CELINA TOURINHO (PDT)

Candidata discute melhorias no ramo do empreendedorismo para a Capital. (Foto: Facebook)

A candidata Celina Tourinho (PDT) é psicóloga, mas o foco dela é empreendedorismo. Com forte herança da família de empreendedores, Celina é uma opção para eleitores que procuram novos nomes com projetos nessa área.

CIDA SANTIAGO (PHS)

Cida tentou aprovar projeto que vetava discussão de gênero nas escolas. ( Foto: Facebook)

Líder no movimento da Renovação Carismática Católica, a vereadora e candidata à reeleição Cida Santiago é o nome que aglomera um bom número de fiéis católicos. Cida também é conhecida pela proteção da instituição familiar.

JOATTAN GONÇALVES (PMN)

Jattan também é influência na polícia da capital. (Foto: Facebook)

Investigador e delegado, Joattan é um nome que aglomera representações sindicais. Envolvido com a defesa dos direitos trabalhistas, ela ganha espaço entre os eleitores que debatem as categorias.

GILBERTO PAIXÃO (PT)

Paixão é forte influência  entre os comerciantes da capital. (Foto: Jailson Soares/ PolíticaDinâmica.com)

Quem tem histórico em representação é o vereador Paixão (PT), que além de estar ligado aos sindicatos da capital, também é o candidato mais conhecido entre os comerciários da capital. 

ZÉ DA CRUZ (PT)

Zé da Cruz é liderança conhecida pela capital. (Foto: Facebook)

O candidato a vereador Zé da Cruz representa, nessa lista, o perfil do militante em movimentos sociais. É líder comunitário e há mais de 20 anos trabalha junto à comunidades na periferia da cidade, com participação nas lutas dos camelôs, da Vila Irmã Dulce e do Parque da Vitória.

CHUPETINHA (PR)

Candidato tem o apoio de Dr. Pessoa na campanha. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Raimundo Pereira dos Santos Filho, mais conhecido pela alcunha de Chupetinha, é candidato à vereador pelo PR. Chupetinha é artista de circo e representa os eleitores que optam pelo voto de protesto no pleito desse ano.

DRA. ADRIANA SOUSA (PPS)

Adriana foi destaque durante as manifestações contra Lula. (Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica.com)

Dra. Adriana Sousa é médica, natural de Teresina e representa a parcela do eleitorado que se identifica como anti-PT. Lidera o Movimento Vem Pra Rua (PI), que vem se manifestando em prol de bandeiras como o Estado Mínimo e pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT).

FRANCY SILVA (PV)

Candidata aposta na economia solidária e no artesanato. (Foto: Reprodução/Facebook)

Francy Silva é artesã. Entre os candidatos à uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina, ela representa a economia solidária.

PROF. HANDS (PV)

Candidato defende que categoria seja melhor representada na Câmara. (Foto: Reprodução/Facebook)

Prof. Hands é um dos nomes que representa os professores nas eleições desse ano. Apesar de muitos integrantes da classe terem lançado suas candidaturas nas eleições 2016, observa-se carência de nomes fortes para a disputa.

SILMARA CASTRO (PTC)

Silmara defende que se invista em cultura na capital. (Foto: Facebook)

Silmara Castro é cantora, produtora cultural e representa a classe artística na disputa por uma vaga na Câmara. Defende ampliação e construção de anfiteatros com a participação das artes em geral.

DIONÍSIO NETO (REDE)

Candidato propõe melhorias verdes para Teresina. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Dionísio Neto é jornalista e redator. Entre suas bandeiras, a mais proeminente é a defesa da biodiversidade e por isso aparece aqui como representante das causas de defesa do meio ambiente.

DRA. RUBENITA LESSA (PSC)

Rubenita é defensora da Família Tradicional e tem apoio do deputado federal Bolsonaro. (Foto; Facebook)

Dra. Rubenita Lessa representa os valores da família tradicional cristã. Uma das principais bandeiras da candidata é o combate à ideologia de gênero.

FABÍOLA (PT)

Lwma de candidata é "Teresina de todas as cores". (Foto: Facebook)

A professora e candidata à vereadora Fabíola representa as causas de gênero. Defende a inclusão das minorias, os direitos da comunidade LGBT da mulher.

ALUÍSIO SAMPAIO (PP)

Candidato à reeleição tem apoio de advogados na capital. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

O candidato à reeleição Aluísio Sampaio representa a classe dos advogados na Câmara. Votou contra o projeto de lei nº 20/2016, que proibiria o debate de gênero nas escolas públicas, mas foi arquivado.

Comente aqui