Regina Sousa diz que prestações de contas são hipocrisia

Senadora Regina Sousa afirma que é preciso acabar com a hipocrisia nas prestações de conta. Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

Por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

A senadora Regina Sousa (PT-PI) falou durante a audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) para debater propostas de reforma política no país, que defende mudanças nas regras políticas vigentes para que o financiamento das campanhas sejam feitos com verbas públicas. Para Regina, o dinheiro que financia hoje os candidatos já é público e que o seu posicionamento poderia ajudar a regularizar essa situação.

“Queria também falar um pouco do financiamento. A gente defende o financiamento público, mas as pessoas vêm com o discurso: ‘financiar campanhas com dinheiro público?’, acontece que o dinheiro que tá financiando as campanhas é dinheiro público de forma enviesada. Se a gente disser isso para a população ela iria entender. A primeira coisa que teria que acabar é a hipocrisia das prestações de conta e a hipocrisia de achar que o que financia as campanhas não é o dinheiro público”, afirma a senadora.

Para a parlamentar, a prestação de conta do investimento do dinheiro público em campanha também faria com que diminuíssem os problemas junto aos Tribunais Eleitorais. “Um candidato que tem quinze trios elétricos, diz que tem 200 mil reais e pronto, aprovam as contas dele”, completa.

Regina defende também que o debate sobre a reforma política no Brasil deve ser feito de maneira mais consistente. De acordo com ela, é difícil dar andamento em algo desse sentido sem a cobrança popular.

“Há um bom debate dentro do Piauí, não só com o meu partido, entre prefeitos, deputados. E a reforma todo mundo quer, o problema é qual reforma. O primeiro projeto de reforma política já tem 32 anos. A Câmara tem uma comissão, mas o Senado não tem. Eu não tenho muita esperança que isso seja votado esse ano”, finaliza. 

Comente aqui