Senador alerta para manutenção de barragens

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) disse que o rompimento da barragem de Mariana alerta para a profunda crise do Estado brasileiro e a necessidade de manutenção e monitoramento de outras barragens. Ele citou o trabalho do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que construiu inúmeras barragens durante décadas, que foram entregues “ninguém sabe a quem”. Elmano Férrer lembrou que está em vigor há cinco anos a política nacional de segurança de barragens, observando que a falta de cuidado com a segurança deve-se à crise que desgasta as funções do Estado.

"Vejo uma deterioração do Estado brasileiro e, sobretudo, se considerarmos como nasceu e para que nasceu o Estado - ou os Estados no mundo. Então, a crise do Estado está gerando todas essas crises que nós estamos vivendo", afirmou o senador.

Elmano Férrer também destacou o potencial de seu estado para a geração de energia limpa. Segundo o senador, os projetos em execução no Piauí produzirão 6 mil megawatts de energia eólica; além disso, o estado recebe 3 mil horas de sol por ano, o que tem chamado a atenção de investidores estrangeiros do setor energético.

Fonte: Agência Senado.

Comente aqui