A CHAPA ESQUENTOU PRA ELES!

Celene Fernandes, Tiago Vasconcelos, Pastor Levino de Jesus e Luís André passam boa parte do tempo tendo que se explicar os eleitores de Teresina (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O B-R-O-Bró chegou. E a eleição para vereador de Teresina irá ocorrer no dia 2 de outubro, em pleno período mais quente do ano. Os analistas políticos avaliam que a interferência do B-R-O-Bró na eleição da capital não se dará apenas pelo calor nos locais de votação. A polêmica sobre o veto dos parlamentares ao projeto de lei que previa a climatização dos ônibus da capital, também ameaça afetar de alguma forma o processo eleitoral.

Teresinha Medeiros, Ananias Carvalho, José Ferreira e Jeová Alencar passam boa parte do tempo tendo que se explicar os eleitores de Teresina (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

As redes sociais mostram que apesar da votação ter acontecido em 2015, o assunto não foi esquecido e frequentemente é relembrado pelo teresinense que utiliza o transporte público. Quase um ano depois da votação na Câmara de Vereadores, a matéria ainda gera repercussão, pesa na escolha dos eleitores e os vereadores que resolveram atender a uma indicação do Palácio da Cidade, votando contra a matéria, e colocando os mandatos em risco.

Valdemir Virgino, Edson Melo, Luís André e Rivardo Bandeira passam boa parte do tempo tendo que se explicar os eleitores de Teresina (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O projeto de climatização do ônibus foi apresentado pela vereadora Cida Santiago (PHS). O Palácio da Cidade orientou os vereadores da base aliada a votarem contra. A justificativa dada é que a proposta seria inconstitucional já que o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana, aprovado pela Câmara, já previa a implantação da climatização.

REPERCUSSÃO

A campanha eleitoral do prefeito Firmino Filho conseguiu transformar, no caso dele, a repercussão numa brincadeira de "memes" nas redes sociais. Mas não é com a mesma "leveza" que o assunto é atribuído aos vereadores quando são eles os citados nos posts.

O perfil "Firmino Suadão", que faz parte da estratégia de marketing da campanha à reeleição do prefeito Firmino aproveitou a repercussão para brincar com o tema, mas no caso dos vereadores, a votação não pegou nada bem mesmo (fotos: artes de Firmino Suadão, no facebook)

O líder do prefeito na Câmara, José Ferreira (PSDB), afirma que a discussão já foi superada. “O povo de Teresina é sábio e entendeu que o projeto da forma como foi proposto não atendia as necessidades da população. Era impossível implantar ar-condicionado em ônibus sem estrutura para receber esse equipamento. Não iria funcionar. Com o Plano Diretor de Transportes, os empresários terão que comprar ônibus novos e que já venham equipados. Essa discussão foi superada”, declarou.

O vereador Tiago Vasconcelos (PRB) esclarece que nunca votou contra a climatização. Ele disse que foi contra o projeto da vereadora Cida Santiago, nunca contra a climatização. “O eleitor entendeu o que ocorreu. Eles sabem que não somos contra a climatização. Votei contra porque já existia no Plano Diretor de Transporte a previsão para a climatização. E isso já vem ocorrendo. À medida que os terminais forem sendo concluídos, mais ônibus climatizados vão rodar na cidade”, disse.

O espaço encontra-se aberto para os vereadores que desejarem se manifestar sobre o assunto. 

CLIMATIZAÇÃO DEMORA

A climatização dos ônibus de fato consta no Plano Diretor do Transporte Urbano de Teresina, o problema é a demora para a implantação. Faltando um mês para o dia da eleição, da frota de quase 400 ônibus da capital, apenas 12 possuem ar-condicionado. Diante dessa disparidade entre a demanda e quantidade de ônibus climatizados, a maioria do eleitorado que for usar o transporte público, para votar no dia 2 de outubro, terá que enfrentar o sol de Teresina, em ônibus sem conforto.


VEJA QUEM VOTOU CONTRA

Votaram contra a proposta de climatização os vereadores:

1. José Ferreira (PSDB);

2. Tiago Vasconcelos (PRB);

3. Valdemir Virgino (PRP);

4. Ananias Carvalho (PDT);

5. Levino de Jesus (PRB);

6. Jeová Alencar (PSDB);

7. Luís André (PSL);

8. Edson Melo (PSDB);

9. Teresinha Medeiros (PSL);

10. Ricardo Bandeira (PSL);

11. Celene Fernandes (PRP).

LUÍS ANDRÉ (PSL)

Luís André já quis sair da confusão, justificando o voto contrário afirmando que a climatização já está prevista no Plano Diretor de Transporte Público de Teresina (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

TERESINHA MEDEIROS (PSL)

Teresina Medeiros, aliada do prefeito Firmino Filho desde a última eleição, também tem sido cobrada pelos eleitores por ter votado contra o projeto de Climatização  (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

TIAGO VASCONCELOS (PRB)

Tiago Vasconcelos, que trocou de partido para continuar apoiando o prefeito Firmino Filho (PSDB), mostrou lealdade ao tucano ao votar contra o projeto de climatização (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

VALDEMIR VIRGINO (PRP)

Valdemir Virgino (PRP) segue sempre com seu estilo discreto dentro da Câmara, sem gostar dos holofotes, Mas mesmo assim o vereador acabou se envolvendo com a polêmica dos ar-condicionados nos ônibus da capital (foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

ANANIAS CARVALHO (PDT)

Ananias Carvalho não tem nada contra o ar-condicionado nos ônibus, apenas votou como pediu a Prefeitura (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

CELENE FERNANDES (PRP)

Celene Fernandes, vereadora em primeiro mandato, não imaginava o tamanho da repercussão desse voto fechado pela base da Prefeitura na Câmara (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

EDSON MELO (PSDB)

Edson melo justificou seu voto apontando que o projeto era, simplesmente, inconstitucional e redundante (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

JEOVÁ ALENCAR (PSDB)

Jeová Alencar acredita que a votação só deu confusão porque o resto da base, diferente dele, ficou prolongando o debate (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

JOSÉ FERREIRA (PSDB)

Suplente e líder do governo, para José Ferreira, o voto não foi um pedido, mas uma ordem da Prefeitura (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

PASTOR LEVINO DE JESUS (PRB)

Levino de Jesus foi fiel à Prefeitura do mesmo modo que seus eleitores são fiéis a ele e, por isso, votou de acordo com orientação da base (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

RICARDO BANDEIRA (PSL)

Ricardo bandeira também votou com a base, ainda que constrangido, mas seu voto teve o mesmo valor dos demais (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Comente aqui