LISTA FECHADA

Em entrevista ao Portal O DIA, nesta quarta-feira, 03, o deputado federal Rodrigo Martins (PSB) afirmou ser a favor da proposta de reforma política no que tange ao voto em lista fechada. Segundo essa proposta, o eleitor votaria no partido e não especificamente em um candidato para as vagas no Poder Legislativo. Se aprovada essa mudança, cada partido colocará à disposição dos eleitores uma relação de nomes anteriormente selecionados, e cada sigla é terá a decisão final de escolher quem deverá assumir a vaga.

Para o deputado, a proposta é positiva desde que a divulgação da relação dos candidatos de cada sigla seja feita de forma ampla. Ele defende também a impossibilidade de concorrência de pessoas condenadas pela Justiça.

"Nós entendemos que a lista [fechada] pode ser colocada, desde que ela seja exposta e aberta, para que o eleitor saiba em quem está votando. A princípio, eu não vejo nenhum tipo de problema, apesar de a gente ter que buscar soluções para retirar da lista qualquer tipo de candidato que tenha sido condenado ou indiciado. Nós precisamos dar mais transparência e melhores condições de escolha para o eleitor", destaca Rodrigo Martins, durante a entrevista.

Fonte: Portal O DIA

Comente aqui