Jovem de Futuro é anunciado

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Na manhã dessa sexta feira (19), foi lançado no Blue Tree Towers Hotel a nova fase do projeto Jovem de Futuro, parceria entre o Instituto Unibanco e o governo do Piauí, representado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) que tem como objetivo alavancar a posição da educação do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atualmente, o Piauí se encontra na 18º posição e a expectativa é que se chegue até a 12º até 2018.

O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, explica que a meta é fazer com que a aprendizagem em língua portuguesa, matemática e ciências de todos alunos aumente significativamente, reduzindo a desigualdade e o número de alunos vulnerais, para que aí sim o conjunto de escolas do Piauí faça o indicador se mover. Para esse primeiro momento, 15 escolas com 100 alunos do Ensino Médio cada foram sorteadas para a implantação do projeto.

O ponto principal abordado é a qualificação dos gestores escolares, todo o investimento nessa área parte do pressuposto de conhecimentos de gestão, para que eles absorvam isso e saibam como aplicar depois. “Terá uma rotina de visita quinzenal, com cada diretor, para saber como está indo diante do plano de cada escola. Três vezes por ano é acompanhando o resultado de aprendizagem para se criar uma rotina de retorno para o diretor sobre aquilo que precisa ser corrigido nessa trajetória e também para ir vendo as evoluções”, explicou Ricardo Henriques.

Foto: Jailson Soares/ Politica Dinâmica

Com o contrato de quase 1 bilhão de reais com o Banco Mundial (Desse montante, R$300 milhões irão para a Educação), o governador Wellington Dias (PT) apresentou durante a solenidade um sistema que vai permitir além da avaliação do Ministério da Educação, uma avaliação feita pelo Estado, que premia os bons e faz mudanças naquilo que tem de problemas em cada escola.

“A premiação vai ser vinculada a três requisitos, a nota do Enem acima de 4 por escola, mais de 25 alunos por professor em cada unidade e evasão abaixo de 10% do número de alunos. Isso conta pontos que serão a base para uma tabela para o pagamento do 14° salário, além dos treze já garantidos e ir até o 16° em ocasiões especiais,” explicou o governador.

Foto: Jailson Soares/ Politica Dinâmica

Comente aqui