TCE BLOQUEIA CONTA DE MAIS DOZE PREFEITURAS

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Virou moda atrasar a prestação de contas em prefeituras do interior do Estado. Mais doze municípios tiveram as contas bloqueadas hoje (04) em sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O bloqueio, segundo o procurador do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, acontece mensalmente, porque várias prefeituras deixam de repassar os balancetes de prestação de contas.

As doze prefeituras bloqueadas hoje não repassaram as informações de abril e por isso foram punidas. “O Ministério Público de Contas faz todo o mês o pedido, vendo os inadimplentes mensalmente e pedindo o bloqueio das contas das prefeituras que não repassam as contas”, afirma Márcio.

Erros técnicos e má fé de prefeitos geram atrasos em prestações de contas. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

O procurador revela também que o atraso no envio dos documentos se deve à problemas técnicos, mas que, pode também está ligado à má fé de gestores que querem ocultar informações do TCE.

Além das prefeituras, cinco câmaras municipais também tiveram suas contas bloqueadas nesta manhã. O bloqueio das contas impede saques, pagamentos e outras movimentações bancárias pelos prefeitos e presidentes das câmaras municipais, enquanto a situação não for regularizada. Para desbloquear, os gestores precisam apenas entregar os documentos das prestações de contas.

As prefeituras que tiveram as contas bloqueadas foram as de Campo Alegre do Fidalgo, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Madeiro, Passagem Franca do Piauí, Porto, Prata do Piauí, Redenção do Gurgueia, Ribeira, São Francisco de Assis do Piauí e Socorro do Piauí. O bloqueio inclui ainda as câmaras de Guaribas, Parnaguá, Passagem Franca, São Miguel do Fidalgo e Socorro.

Comente aqui