REGINA ESPERA QUE CONSELHO DE ÉTICA RECONSIDERE DENÚNCIA

Regina defende direito de protesto e afirma que ato não desrespeita o parlamento (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A senadora Regina Sousa (PT) acredita que ainda é possível que o presidente do Conselho de Ética do Senado João Alberto Souza (PMDB–MA) reconsidere o pedido de abertura de processo contra ela e outras senadoras. Elas são acusadas de quebra do decoro parlamentar por terem ocupado a mesa diretora em protesto contra a reforma trabalhista, impedindo o início da votação.

O pedido deve ser analisado na volta do recesso parlamentar, em agosto. Os senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Férrer já reconsideraram o apoio. Primeiro eles assinaram a representação, mas voltaram atrás e estão entre os 21 parlamentares que pedem ao Conselho que não dê prosseguimento ao pedido.

A senadora defende que João Alberto Souza reconsidere a denúncia. Do contrário, poderia depor contra ele mesmo e o conselho que representa. Regina afirma ainda que o plenário já foi ocupado em outras ocasiões, e o ato não representa um desrespeito aos colegas ou ao parlamento.

“Os advogados orientaram que é o primeiro passo. Se o presidente reconsiderar, não vai ter a necessidade nem de convocar a Comissão. Não sei se ele vai acatar, até porque ele foi muito apressado em acatar a representação, no mesmo dia em que foi dada a entrada, como se nós fôssemos as pessoas mais perigosas do mundo, então vamos ver. É possível também que reconsidere diante do que fez com o senador Aécio Neves, porque eu acho que nos condenar fica mal para a Comissão de Ética”, destacou.

Comente aqui