NA ALEPI, VOTAÇÕES SÓ COMEÇARAM APÓS O CARNAVAL

Deputados iniciam votações já em março (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O ano começa somente após o Carnaval, diz a sabedoria popular. A máxima se aplica de forma muito apropriada ao trabalhos na Assembleia Legislativa. O exercício de 2017 foi aberto com a cerimônia já tradicional no dia 2 de fevereiro, mas os deputados ainda seguem compondo comissões para, só então, iniciar os trabalhos de fato na votação de projetos de lei (o que ocorreu na primeira semana de março). Durante o mês de fevereiro, apenas questões mais simples, como requerimentos, foram votados, além de outras discussões e audiências.

A presidência da casa pediu a formação das comissões até o dia 2 de março, mas um imbróglio para decidir quem preside o quê foi atrasando o início dos trabalhos.

A Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante, foi formada no último dia 6. A Comissão de Infraestrutura e Política Econômica foi decidida hoje (14). A presidência fica a cargo do deputado Marden Menezes (PSDB) e o vice-presidente é o deputado Dr. Hélio (PR).

A instalação das comissões técnicas é condição sine qua non para a realização do trabalho parlamentar.O atraso na organização emperra o início dos trabalhos, o que impossibilita que a Assembleia atue naquilo que é sua razão de existir: proposição de leis e amplo debate das mesmas. 

Comente aqui