Canyon do Rio Poty

Foto: Total Liberdade

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está realizando discussões sobre a criação de unidade de conservação federal com o fim de proteger a região do Cânion do Poty, no estado do Piauí.

A iniciativa é do deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) que aponta a importância da preservação da região para melhorar a situação do rio. “A caatinga, único bioma exclusivamente nacional, é o menos protegido dos nossos biomas, apesar da importância da sua flora e fauna para a ciência e para o desenvolvimento social e econômico sustentável do semiárido nordestino. A região do alto rio Poty encontra-se em um vazio de áreas protegidas”, afirmou Martins.
A importância da criação dessa unidade de conservação, segundo especialistas, é proteger ambientalmente a região. Segundo Francisco Soares, presidente da Fundação do rio Parnaíba (Furpa) e integrante da Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conan), a proteção ajudará também a incentivar pesquisas e também melhorar a situação atual do rio com a preservação das nascentes e aumento da vasão do rio. “O rio Poty antes tinha uma vasão de mais 300 metros por segundo, hoje não tem nem 150 metros por segundo. Com isso, o rio pode melhorar muito aqui em Teresina, reduzir a quantidade dos aguapés, ter uma velocidade maior, uma profundidade melhor”. 

Comente aqui