Zema vê popularidade despencar; discurso separatista pesou?

Após usar a imprensa para reverberar um contundente discurso separatista, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), viu sua popularidade digital cair, é o que mostra o IPD (Índice de Popularidade Digital), que varia de 0 a 100, e é analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest. Será que foi só coincidência? Os dados do levantamento foram divulgados  nesta quinta-feira, 10, pela Folha de São Paulo. 

“Zema viu aumentar sua popularidade digital em julho, chegando a ultrapassar Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco e vice-líder, em junho. A fala proferida em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada no sábado (5), porém, o fez perder 20 pontos, voltando à terceira posição, com 30,08”, destaca a matéria. O ranking é liderado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto: Reprodução | Agência Brasil)

O IPD tem como base algoritmo que coleta e processa 152 variáveis das redes sociais Twitter, Facebook, Instagram e YouTube, além dos sites de pesquisa Wikipédia e Google. 

E o que disse Zema?

O governador de Minas Gerais defendeu, em resposta aos estados do Norte e Nordeste, a formação de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender, no Congresso Nacional, de perdas econômicas. 

"Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso", destacou o governador mineiro ao Estadão. 

Cuidado com as palavras

Zema vem demonstrando que quer ser uma das opções do campo da direita na próxima disputa pela presidência da República, então precisa ficar de olhos abertos; o mundo digital é ocupado majoritariamente pelo público jovem. E hoje em dia não há escolha, quem quer ser eleito não pode ficar de fora do ambiente virtual.

Comente aqui