Vereadores aprovam criação do Fundo de Segurança Pública de Teresina

A Câmara de Teresina aprovou a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, projeto enviado pelo executivo. A votação em plenário aconteceu nesta quarta-feira, 13, e em caráter de urgência.

Câmara Municipal de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Formalidade 

A matéria apenas formalizou a adesão ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para garantir que o Município de Teresina receba recursos do Governo Federal para a aplicação na área. 

O Ministério da Justiça ainda não definiu o valor a ser direcionado à Prefeitura.

A postura oposicionista

A oposição colaborou com a aprovação da proposta, mas sem baixar a guarda. Evandro Hidd (PDT), por exemplo, cobrou do executivo a aplicação de recursos em outras áreas.

O vereador Evandro Hidd durante bate-papo, no plenário da Câmara de Teresina, com o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), de costas (foto: Jailson Soares | PD)

"A situação financeira não é boa, então a gente tem essa preocupação principalmente com os servidores que fazem o dia a dia da prefeitura municipal, os servidores da Saúde, da Educação, das SAAD's [...]", destacou Hidd.

E o crédito suplementar?

Por falar em Saúde, a gestão municipal nunca reenviou ao legislativo o pedido de abertura de crédito suplementar de R$ 200 milhões para a FMS (Fundação Municipal de Saúde). O texto voltou ao Palácio da Cidade porque os vereadores quiseram saber de forma minuciosa, dentre outras coisas, de onde vai sair o dinheiro. 

E, já que o dinheiro é pouco, o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) resolveu remendar a situação diminuindo o valor dos plantões de servidores que atuam na Saúde, que, revoltados, promoveram uma manifestação nesta quarta-feira na frente da FMS.

Comente aqui