Rafael Fonteles critica governador de Minas Gerais: "declaração ruim"

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), reagiu à ofensiva do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), contra os estados do Norte e Nordeste. 

O mineiro defendeu, em resposta aos estados do Norte e Nordeste, a formação de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender, no Congresso Nacional, de perdas econômicas. O petista, assim como vários outros políticos brasileiros, rebateu o chefe do executivo estadual mineiro. 

"A declaração, ao nosso ver, foi ruim e mereceu essas respostas dos governadores do Nordeste e outras personalidades do Brasil, porque não podemos estimular nenhum sentimento de rivalidade, de separação entre os estados brasileiros", afirmou Fonteles, nesta segunda-feira (06), em entrevista à imprensa local. 

O governador Rafael Fonteles (falando no microfone) durante evento, nesta segunda-feira, na OAB-PI (foto: Jailson Soares | PD)

As declarações de Zema foram dadas em entrevista, neste sábado (05), ao jornal Estado de São Paulo.

"Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso", destacou o governador mineiro.

Visita de Lula ao Piauí

Rafael Fonteles se manifestou sobre o assunto durante o I Seminário de Direito Tributário, realizado nesta segunda-feira (06) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI). Um dos objetivos do evento foi a discussão dos impactos da Reforma Tributária na economia brasileira.

Sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

Na oportunidade o petista também falou sobre a próxima visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Piauí. Segundo Fonteles, o compromisso será cumprido, provavelmente, até o final deste mês: "Sugeri à equipe dele o última semana de agosto, mas vamos aguardar, não há nenhuma definição".

O chefe do executivo estadual não antecipou qual será a agenda de Lula no estado. Mas, ventila-se que o presidente aproveitará para participar da inauguração do viaduto do Mercado do Peixe, zona sudeste de Teresina; o evento deve acontecer no próximo dia 18.

Comente aqui