Prefeitura de Teresina quer "dar" calçadas para ambulantes; bomba já está com vereadores

Legalizar a ocupação de calçadas do Centro por vendedores informais, conhecidos também como ambulantes, essa é a nova da Prefeitura de Teresina. A desculpa? Revitalizar o Centro da capital. Revitalizar e ao mesmo tempo desorganizar mais, não é… 

Os transtornos

Como ficariam, por exemplo, as rampas para os cadeirantes? Além disso, e a estrutura para que os vendedores possam se alimentar, fazer as necessidades fisiológicas, protegerem-se da chuva e do sol… São inúmeros os questionamentos. 

Palácio da Cidade, sede do executivo teresinense (foto: Wanderson Camêlo | PD)

Lei é lei

A lei é bem clara, calçada é destinada aos pedestres, implantação de mobiliário urbano, sinalização e vegetação.

Sob análise do parlamento

A “mirabolante” ideia que visa formalizar a atuação dos vendedores informais está na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina, de onde dificilmente sairá. O tema é tão espinhoso que até a enxuta base aliada ao prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), ou boa parte dela, não pretende se comprometer dizendo sim, o que motivou a zanga do líder do Governo no legislativo municipal, Antonio José Lira (Republicanos).

O vereador fez, durante entrevista jornalística, críticas duras aos que se dizem aliados do Palácio da Cidade e aproveitou para informar que a polêmica matéria será esclarecida através de uma audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira. 

Antonio José Lira, líder do Governo na Cãmara de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

O que eu defendi é que a tal dita base, do jeito que estão dizendo aí na surdina, que vai votar contra, venha primeiro participar da audiência pública, falar o que acha e depois vá lá no Palácio [da Cidade] dizer [justificar porque votou contra”, esbravejou Lira.


Comente aqui