Joaquim Saraiva tocando o terror; sobrou até para Renato Berger

O ex-maratonista Joaquim Saraiva é daqueles que costumam dar o ar da graça em período eleitoral. Já foi candidato a deputado estadual, a senador, enfim… Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais, ele voltou à cena política e desta vez com um certo protagonismo, para o azar do PSDB-PI. 

Saraiva assumiu no mês passado o comando do Cidadania no Piauí, partido que é federado com o PSDB, e já chegou causando impacto. 

Joaquim Saraiva, ao centro, durante reunião em que fechou acordo para apoiar o grupo do prefeito Doutor Pessoa, de boné (foto: Reprodução | Prefeitura de Teresina)

De mãos dadas com o prefeito 

O ex-atleta efetivou nesta quarta-feira, 02, a adesão do Cidadania ao grupo do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos). Acontece que o PSDB faz oposição ao gestor e, diga-se de passagem, prepara-se para impedir a reeleição do chefe do executivo municipal. A sigla tem seu presidente estadual, Luciano Nunes, como opção de pré-candidatura. No entanto, parece ser mais viável apoiar o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil).

Em tese, como já explicou o PD, Joaquim deveria comandar a federação com os tucanos, isso porque o acordo nacional entre PSDB e Cidadania previu em ata que a federação nos estados ficaria sob controle do partido que tivesse mais votos nas eleições de 2022. 

E o resultado foi o seguinte: no Piauí o Cidadania teve 5.566 votos para a disputa de deputado federal; o PSDB não lançou nomes.

Causou mais...

Não bastasse o desconforto causado com os próprios "colegas" de grupo, Joaquim Saraiva, segundo informação de bastidores, gerou um problema para Doutor Pessoa. O ex-atleta solicitou um espaço na gestão municipal e mirou alto: teria pedido a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). 

Pessoa teria aceitado, mas a articulação acabou não dando certo, de acordo com fontes de dentro do Palácio da Cidade ouvidas pela coluna, justamente por conta do responsável pela administração da Semel, Renato Berger (PSD). Ele teria ameaçado abandonar a base caso fosse sacado do cargo. 

Comente aqui