Guardas civis de Teresina protestam contra a gestão municipal

Servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) perderam a paciência com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos). Representantes da categoria realizaram nesta quinta-feira, 27, uma manifestação, em frente ao Palácio da Cidade (sede do poder municipal), visando chamar a atenção do chefe do executivo teresinense. 

O SINDSERM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina) destacou, em seu perfil no Instagram, que os guardas civis “denunciam situações insustentáveis envolvendo assédio moral, más condições de trabalho e o desrespeito a direitos básicos”

Servidores da Guarda Civil Municipal perderam a paciência com o prefeito Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares | PD)

Outra pauta do protesto foi a aprovação do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários da GCM. É o mínimo, prefeito. Tentamos contato com a Prefeitura de Teresina para tratarmos sobre as reivindicações, mas não houve retorno até o momento. 

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, em entrevista à imprensa (foto: Jailson Soares | PD)

Muita coisa e pouco efetivo

Não custa nada ressaltar: a Guarda Municipal tem muitas incumbências; compete ao órgão a proteção à população, bens, serviços e instalações do Município. Pessoa acrescentou mais uma "missão": viaturas terão de ser disponibilizadas para acompanhar equipes do Samu durante atendimentos. Tudo bem, mas cadê o contingente? São pouco mais de 300 guardas civis, que não atuam de forma concomitante, claro, porque tem que haver o descanso. 

Comente aqui