VEREADORES DE TERESINA SE PREPARAM PARA 2018

Vereadores novatos e veteranos podem ser candidatos em 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Menos de um ano depois do pleito de 2016 já tem vereador da capital iniciando à pré-campanha para disputar vaga na Assembleia Legislativa. Entre os novatos e veteranos, a Câmara de Teresina deverá ter no mínimo dez parlamentares dedicados à campanha de deputado estadual, federal e até de governador no próximo ano. Até 2018, esse número pode ser maior.

Entre os novatos, vereadores como Fábio Dourado (PEN) já estariam buscando o apoio do partido. A estratégia do PEN será lançar chapa pura para deputado. O partido espera assim eleger dois deputados estaduais.

Fábio Dourado pode ser candidato a deputado estadual em 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

No PTC, o vereador Ítalo Barros seria uma das apostas da legenda para 2018. Ele foi eleito para o primeiro mandato com quase 5 mil votos na capital e é considerado um nome forte. Ítalo é filho do empresário e ex-vereador de Teresina Barros Júnior e surpreendeu na eleição do ano passado pela estrutura de campanha.

Ítalo Barros é vereador de primeiro mandato considerado nome forte para 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Entre os veteranos, o vereador Luiz Lobão (PMDB) também pode sair candidato a deputado estadual. O PMDB é hoje o partido com a maior bancada da Assembleia, com seis deputados. Sem espaço no partido, há a possibilidade do vereador mudar de legenda para disputar uma vaga na Assembleia. Ele pode se filiar ao PTC, sigla presidida pelo deputado Evaldo Gomes.

Lobão deve mudar de partido para concorrer em 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora Teresa Britto (PV) poderá participar da disputa em 2018. Ela já foi candidata à governadora do Estado e é o nome forte do PV. Ela se prepara para formar um grupo com outros partidos de menor estrutura. Se unindo a alguns siglas menores, Teresa acreditaria ter maiores chances de chegar à Assembleia Legislativa.

MAIS VOTADO

O presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar (PSDB), também pode entrar na disputa por uma vaga de deputado estadual. Ele vem do embalo de ter sido o vereador mais votado na eleição de 2016. O parlamentar recebeu mais de 10 mil votos.

Jeová Alencar pode ser candidato se tiver o apoio de Firmino Filho (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Considerado nome forte, a candidatura de Jeová dependerá do prefeito Firmino Filho (PSDB). Ele já teria confidenciado a aliados que só entrará na disputar se obtiver o apoio do maior líder tucano no Estado, o prefeito da capital.

GOVERNADOR

Outro novato que também deve concorrer a um cargo em 2018 é o vereador Gustavo de Carvalho (PEN). Pressionado pela direção nacional da sigla, o vereador de primeiro mandato deve concorrer ao cargo de governador do Piauí.

Vereador Gustavo de Carvalho é pressionado pelo PEN para disputar o Palácio de Karnak (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

DEPUTADO FEDERAL

Na disputa por uma vaga na Câmara Federal estaria o vereador Dudu (PT). Ele é hoje o principal nome de oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara de Vereadores. Dudu já foi candidato ao mesmo cargo em 2014 e obteve 7.624 votos.

vereador Dudu é o líder da oposição e pode disputar vaga na Câmara Federal (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

REFORMA POLÍTICA

Vontade de concorrer não falta entre os nomes citados, mas partidos e pré-candidatos estaria esperando definições no cenário político nacional, como a reforma da previdência. Se forem aprovadas propostas como lista fechada e fim das coligações, alguns desses nomes ficariam sem condições reais de concorrer.

Para os partidos pequenos as mudanças devem ser ainda mais drásticas. A estratégia de muitas dessas legendas será unir um grupo de pelos menos quatro legendas para atingir a quantidade de votos suficientes para eleger pelo menos um deputado. Se a reforma política começar a valer já para o próximo ano as estratégias devem ser revistas.

Comente aqui