O POTENCIAL DE MARCELO CASTRO PARA SENADOR

Governo vê nome de Marcelo com bons olhos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A crescente cogitação do nome do deputado federal Marcelo Castro para disputar o Senado tem causado burburinho dentro do próprio PMDB. Se essa candidatura se tornar realidade, escorre pelo ralo a possibilidade do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, emplacar seu nome como vice de Wellington Dias (PT).

Nos bastidores, sabe-se que Marcelo é um nome praticamente sem rejeição entre os petistas. Dessa forma, a presença do PMDB na chapa majoritária do governador seria bem mais aceita pela cúpula e pela militância do PT se o nome for o de Castro. E motivos para isso não faltam.

Marcelo foi ministro da Saúde do governo Dilma, votou contra o impeachment da então presidente, tem sido crítico de vários pontos da reforma da Previdência e, recentemente, criticou a condenação do ex-presidente Lula. É público e notório que o nome dele agrada aos karnakianos muito mais do que o do deputado Themístocles Filho.

Num estado onde a popularidade de Lula ainda é altíssima, um nome que defende o ex-presidente tende a ter maior aceitação, sobretudo nos rincões. Além disso, Marcelo possui mais expressão política no interior do que Themístocles, sendo um dos deputados com a maior quantidade de lideranças, de diversas siglas, ligadas a ele em todo o Estado.

Desde quando disputou sua primeira eleição em 1982, há 35 anos, em apenas três delas ele não ficou em primeiro lugar. Outra característica de Marcelo é não ter histórico de atritos, mesmo com adversários políticos. Talvez por isso nunca quis impor uma candidatura “goela a baixo”, mesmo sendo um dos políticos mais expressivos do Estado há vários anos.

Se a presença dele na disputa pelo Senado em 2018 vai se concretizar, ainda é muito cedo para saber. O próprio Marcelo é exemplo de que uma candidatura majoritária nem sempre vai adiante, basta lembrarmos de 2014, quando ele já fazia campanha para o governo do Estado e levou uma rasteira do então governador Zé Filho. Mas o certo é que seu potencial político é inegável e certamente teria grandes chances de êxito nessa eventual disputa.

Comente aqui