DERROTAS ABALAM LIDERANÇA DE MARCOS VINÍCIUS

Ele sofreu derrotas em seus redutos eleitorais (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí e marido da deputada federal Marina Santos, o médico Marcos Vinicius Dias foi um dos grandes derrotados na eleição municipal deste ano. Se ele mostrou força política em 2016 e em 2018, dessa vez foi exatamente o contrário.

Marcos foi derrotado duas vezes e viu seu poderio político reduzir. Em Valença do Piauí, a mãe dele, Ceiça Dias (Solidariedade), não conseguiu se reeleger. A gestora, mesmo com a máquina da prefeitura nas mãos, amargou um vexatório terceiro lugar na disputa municipal.

Para piorar, em Novo Oriente do Piauí, município onde Marcos Vinícius iniciou a vida pública e do qual já foi prefeito duas vezes, o seu aliado Arnilton Nogueira (Solidariedade) também não conseguiu se reeleger. O prefeito perdeu de lavada para o candidato da oposição Afonso Sobreira (Progressistas). Sobreira teve 64,70% dos votos válidos contra 35,30% de Arnilton.

O prefeito eleito Afonso Sobreira é filho do ex-prefeito Raimundo Sobreira, que governou o município por três mandatos e morreu aos 76 anos em 2010.

OUTRA DERROTA

Uma terceira derrota em 2020 também respinga sobre Marcus Vinícius. Em Teresina, o vereador Gustavo Gaioso (Solidariedade) não conseguiu a reeleição, embora tenha obtido votação expressiva. Na eleição de 2016, Marcos Vinicius foi um dos responsáveis pela vitória de Gaioso, conforme o próprio vereador faz questão de afirmar. Os dois são amigos pessoais.

SOLIDARIEDADE SÓ PERDEU

As derrotas não se resumem apenas a Marcus Vinicius, mas também ao Solidariedade, partido do qual ele é vice-presidente estadual. A legenda presidida pelo deputado estadual Evaldo Gomes perdeu todas as prefeituras que tinha e não elegeu nenhum prefeito. 

Além de não reeleger Ceiça Dias em Valença e Arnilton Nogueira em Novo Oriente, o partido ainda perdeu a prefeitura de Luzilândia, no Norte do Piauí.

Em Luzilândia, o atual prefeito Ronaldo Gomes foi derrotado por Fernanda Marques (PTB), irmã da deputada estadual Janaínna Marques. Foram quase 2 mil votos de maioria.

Em todo o Piauí, a única vitória relevante do Solidariedade nas eleições de 2020 foi a eleição de Fernanda Gomes, filha de Evaldo Gomes, para o cargo de vereadora em Teresina.

Comente aqui