VAI CUIDAR SÓ DO INSTAGRAM

Chegou esta semana na Câmara Municipal de Teresina uma nova reforma administrativa da Prefeitura de Teresina. Junto à criação da Secretaria de Produção Agropecuária está foi enviada para aprovação dos vereadores a desvinculação da Coordenadoria de Comunicação da Secretaria de Governo e sua nova vinculação à Secretaria de Finanças. Robert Rios, que já manda nos pagamentos da PMT, agora vai dar todas as cartas da comunicação.

Para todo mundo, a nomeação de Lucas foi uma surpresa; mas para a surpresa dele, Robert Rios já manda mais na Comunicação do que ele mesmo (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica)

Lucas Pereira, atual coordenador da Comunicação, foi escolha individual do Doutor Pessoa. Mas entre os próprios aliados do prefeito, o tempo já mostrou que foi um equívoco. Segundo fonte na PMT, "ele teve a chance, mas não conseguiu manter uma boa imagem da gestão de Pessoa junto aos veículos de comunicação. Aí o Robert percebeu a lacuna e preencheu o espaço".

FALTOU ENVERGADURA

Dentro do Palácio da Cidade, Lucas já estava sendo criticado por não conseguir manter uma "pauta positiva" constante da gestão de Doutor Pessoa junto à imprensa da capital. O atual coordenador de Comunicação teria feito planejamento de campanhas e compromissos -- tudo legal, ressalte-se -–, mas que não se realizaram. Isso fez donos e diretores de TV, jornal e portais buscarem intermediários do prefeito para enviar a mensagem de que Lucas não tinha a "envergadura" para a função.

O fato decisivo para que Robert Rios assumisse o controle da Comunicação foi a humilhante -- e surpreendente -- fala do jornalista Arnaldo Ribeiro, da TV Antena 10, que se queixando de Doutor Pessoa e do próprio Lucas não atenderem seus telefonemas, usou de termos chulos e gestos obscenos para atacar os gestores. E olha que Arnaldo fez parte da campanha de Doutor Pessoa em 2020.


FRITURA

Foi algo inédito na história de relações institucionais entre Prefeitura e imprensa. E a maior parte de todo o desgaste não aconteceria se Lucas tivesse autonomia -- inclusive financeira -- para tocar a Comunicação. O que faz parecer que a fritura foi proposital.

Para tentar se impor, nos bastidores, Lucas exigiu a demissão de Arnaldo, mas conseguiu somente uma suspensão de uma semana e um pedido de desculpas. Segundo a fonte, Robert fez Doutor Pessoa entender que Lucas não tem "pulso firme".

PONDERAÇÃO

Justiça seja feita: alguns dos maiores desgastes da gestão de Pessoa junto à imprensa estavam absolutamente fora do alcance de Lucas. Curiosamente, a falta de pagamentos que ocasionou a greve dos ônibus, a retirada de gratificações que aumentou a crise na Saúde e até a nomeação da ex-dona de prostíbulo e ex-exploradora sexual de mulheres Beth Cuscuz para um cargo na SAAD-Leste foram decisões do prefeito.Pessoa e Beth Cuscuz: dupla fez campanha em Teresina em 2020 e nomeação de ex-dona de prostíbulo não foi surpresa (foto: arquivo)

SUPER ROBERT

Com essa mudança na estrutura administrativa, Robert fortalece sua posição de supersecretário. "Se antes ele era muito influente, agora termina por mandar mais que o próprio prefeito", reforça a fonte.

Segundo fonte do Palácio da Cidade, Lucas é reconhecido pelo trabalho que faz nos stories do Instagram, postando memes e vídeos do prefeito tomando café e, também, por ser uma companhia divertida para o Doutor Pessoa. Sendo assim, Robert deve mantê-lo no cargo.

Gente boa: se Lucas não quiser conflito, Robert deve mantê-lo no cargo "fictício" de coordenador de Comunicação (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica)

Mas Lucas não tem o trato político que a Comunicação exige, então contratos com agências, escolha de veículos de comunicação parceiros e palavra final em campanhas ficam a cargo do secretário de Finanças, que já tem o controle do que é ou deixa de ser pago.

Dobradinha: Marciano e Robert já se conhecem de longa data e já possuem alinhamento editorial e estratégico há anos; hoje o Xico Prime comunica com mais relevância atos da gestão de Pessoa que a própria Coordenadoria de Lucas (foto: arquivo)Sem contar que Robert Rios tem sua própria maneira de fazer comunicação. São diversos os exemplos de como ele pulou a gestão de Lucas Pereira para transmitir informações, utilizando a força de trabalho de alguém em quem ele confia mais: o administrador de grupo de Whatsapp Marciano Arrais, conhecido como Xico Prime.

Daqui pra frente, Lucas apenas carimba e assina processos determinados por Robert.

Comente aqui